Festival de Cinema de Berlim premia filme brasileiro

O documentário alemão, Herr Bachmann und seine Klasse (Sr. Bachmann e sua classe), conta a história comovente de uma professora fora do comum e sua turma da sexta série. O filme, que apresenta vários estudantes imigrantes, ganhou o primeiro prêmio do público no Berlin International Film Festival de 2021.

Dirigido por Maria Speth, o longa foi o filme favorito dos quase 8.500 membros do público alemão votante no festival. A produção foi escolhida entre 15 filmes na competição deste ano.

Outro prêmio, o Panorama do Público de 2021, escolhido na exibição de filmes na seção principal de Berlim, foi para o brasileiro A Última Floresta do diretor Luiz Bolognesi. O longa documenta a comunidade indígena Yanomami e retrata seu ambiente natural ameaçado na floresta amazônica.

Na mesma categoria que o filme de Bolognesi, Miguel’s War de Eliane Raheb ficou em segundo lugar. Já Genderation, documentário histórico LGBTQ de Monika Treut, ficou em terceiro.

O prêmio da pelo público foi apresentado no Berlinale Summer Special, um festival presencial ao ar livre realizado de 9 a 20 de junho na capital alemã. O evento tem o objetivo de exibir os destaques da Berlinale 2021, que foi realizado apenas online em março.

Além do documentário sobre a educação, I’m Your Man, uma comédia romântica de Maria Schrader, estrelada por Dan Stevens e Maren Eggert, ficou em segundo lugar na votação do público. Já o terceiro maior número de votos foi para o drama iraniano Ballad of a White Cow de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam.

Os prêmios escolhidos pelo público foram entregues em duas cerimônias na noite de domingo (20) em Berlim.

Sobre o Festival

Berlin International Film Festival (Divulgação)

O Internationale Filmfestspiele Berlin, também conhecido como Berlinale, um dos maiores festivais de cinema do mundo, realizado anualmente na Alemanha em fevereiro.

O festival foi idealizado por Oscar Martay, um oficial de cinema das Forças Armadas dos EUA que atuou em Berlim Ocidental após a Segunda Guerra Mundial. Em 1950, por meio de um comitê que incluía membros da indústria cinematográfica alemã e do Senado alemão eles construíram o evento, que foi realizado em junho de 1951

O Especial de Verão de Berlim tem ganhado muita visibilidade na Europa. Por acontecer durante o verão europeu e devido ao relaxamento das estritas medidas de bloqueio do COVID-19 na Alemanha nos últimos meses tem garantido a atenção do público.

De acordo com o The Hollywood Reporter, os organizadores do evento prometeram que o Berlinale retornará ao seu horário normal de inverno no próximo ano.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›