Athelstan era parente de Ragnar? Conheça a história por trás do personagem de Vikings

Apesar de ser um dos personagens favoritos dos fãs de Vikings, há uma série de detalhes sobre Athelstan que a maioria desconhece ou nunca se deu conta. Veja:

Sua longa estada no mosteiro pode tê-lo salvado da morte

O arco de Athelstan começa em Vikings quando ele está no Monastério Lindisfarne, onde ele vive como um monge. Ele foi feito prisioneiro quando Ragnar e seus homens chegaram à costa da Nortúmbria e invadiram o mosteiro.

Embora parecesse um azar que ele estivesse no lugar errado na hora errada, mosteiros não funcionavam apenas como abrigos de padres devotos à igreja, mas também como uma opção para muitos jovens que poderiam ter uma morte prematura por doença ou fome, afinal, foi esse o destino que teve a família do monge.

Chamado erroneamente de saxão

Athelstan é referido como um saxão no programa e ainda recebe essa tag em sua página dos Vikings na Wikipedia. Mas, no contexto histórico, essa figura quase certamente teria sido um Anglo, já que a linhagem dos nortumbrianos pode ser rastreada até esse grupo.

À semelhança dos saxões, os anglo-germânicos têm uma história na Inglaterra que remonta a séculos, mas geralmente se diz que se originaram na Dinamarca.

Enquanto isso, os saxões normalmente migraram do que é hoje o norte da Alemanha, na costa do Mar do Norte.

Sendo assim, considerando a proximidade geográfica da aparente linhagem dinamarquesa do rapaz, é provável que ele esteja muito mais próximo dos seus amigos vikings do que dos monges cristãos com quem vivia.

Athelstan (George Bladgen) e Ragnar (Travis Fimmel) em Vikings (Reprodução)
Athelstan (George Bladgen) e Ragnar (Travis Fimmel) em Vikings (Reprodução)

As origens adequadas de seu nome

Aqueles que possuem algum conhecimento sobre história medieval devem conhecer as origens histórias do nome de Athelstan. Sua tradução literal significa ‘pedra nobre’ em inglês arcaico, o que combina bem com ele, que é um homem gentil, leal e constante.

As influências históricas do personagem

Como muitos personagens de Vikings, a formação de Athelstan tem pelo menos algum grau de influência ou inspiração tirada de figuras históricas reais. Em seu caso, a maior parte dessas origens pode provavelmente ser atribuída ao conhecido estudioso e professor Alcuin de York.

Ele foi um nortumbriano nascido na mesma época que Athelstan e há registros das cartas que ele trocou com os monges que viviam em Lindisfarne durante os anos em que vivem na corte do rei Carlos Magno.

Uma declaração do criador do programa Michael Hirst reafirma isso – “Em registros históricos que eles estavam examinando, foi encontrado que três monges foram levados para a Escandinávia desde o primeiro ataque viking em Lindisfarne, e os outros dois morreram e um sobreviveu, e um deles se tornou parte da cultura Viking.”

Essa parece realmente a descrição perfeita para Athelstan.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›