A Netflix está preparada para abandonar um hábito que ela mesma criou em seu público: o de disponibilizar os episódios todos de uma vez.
Um relatório feito por analistas de mercado e divulgado pelo site Puck News afirma que CEO da empresa, Reed Hastings não tem mais certeza se o modelo maratona é o correto para seu streaming num momento que a concorrência pela atenção do público é cada vez mais acirrada.
Segundo a matéria, sempre que foi sugerido que a Netflix deveria seguir o caminho dos concorrentes, Hastings parecia relutante em abandonar o modelo criado já que a companhia conseguiu capitalizar a ansiedade do usuário em consumir vários episódios de séries de uma vez só.
Acontece que já no início dos anos 2010, a forma de se medir o sucesso das produções audiovisuais mudou consideravelmente, levando em conta o buzz que determinado programa gerava nas redes sociais. E se para a Netflix atualmente os números estão bons, mas não espetaculares, ainda falta fazer com que suas principais atrações se mantenham no topo entre as mais comentadas.
O que o surgimento de outros serviços de streaming aprenderam rapidamente, é que por mais que parte do público chie nas redes sociais por querer assistir tudo de uma vez, é mais vantajoso controlar o assunto da cultura pop em voga com lançamentos semanais, e é o que tem acontecido com produtos da Marvel, Star Wars, O Senhor dos Anéis, e A Casa do Dragão (que ainda que seja uma série de TV, tem no streaming grande parte de seu público).
Existem algumas exceções dentro do catálogo da Netflix como Round 6 e Stranger Things, porém, outras grandes produções como The Witcher e Sandman estão sendo enxergadas pelos executivos como um grande desperdício, já que perdem relevância muito rapidamente.
A grande discussão no entanto, segundo o já referido veículo ficou em cima de produções que tiveram grande apelo com o público: Stranger Things e a última temporada de Ozark. Tudo porque, acredita-se que se a primeira tivesse sido lançada no modelo semanal, a Netflix dominaria os assuntos mais comentados durante todo o verão norte-americano, e isso para ela se converteria em muito mais dinheiro (além do que ela conseguiu vendendo a marca da série para lançamentos de produtos). Ambas as séries foram divididas em duas partes, mas nenhuma conseguiu deixar lembranças para o público no período entre uma parte e outra.
Num momento em que os assinantes estão em baixa, a empresa pode sim, exterminar o modelo de maratona que ela mesma construiu.
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