Não se Preocupe, Querida l Quais foram as inspirações para o filme?

O longa-metragem está disponível na plataforma da HBO Max

Lançado este ano nos cinemas, o longa Não se Preocupe, Querida, que já está disponível na HBO Max, teve várias inspirações de outros sucessos dos cinemas para sua produção.

Dirigido pela atriz e cineasta Olivia Wilde, o drama psicológico estrelado por Harry Styles e Florence Pugh, passou por diversas polêmicas durante as gravações.

Além da demissão de Shia LaBeouf, também houve desentendimentos entre a diretora e Pugh.

O filme conta a história de uma dona de casa que vive em uma comunidade experimental e começa a suspeitar que a empresa de seu marido está escondendo segredos perturbadores.

Para construção da narrativa de Não Se Preocupe, Querida, existem várias referências históricas, confira algumas delas.

As esposas de Stepford (1975)

Baseado no clássico do livro de Ira Levin, o mesmo autor do famoso conto de O Bebê de Rosemary, o longa trouxe grandes referências do terror feminista da década de 1970.

Nesta época, os homens também tramavam construir uma cidade perfeita realizando experimentos como uma espécie de esposas submissas e vidas impecáveis, na década de 1950.

Em 2004, o livro foi adaptado para o cinema protagonizado por Nicole Kidman com um humor sarcástico já com a atuação do feminismo. Quem conhece ambas as histórias, ao assistir Não Se Preocupe, Querida, irá recordar do conto de Levin.

Alice no País das Maravilhas (1951)

No filme dirigido por Olivia Wilde, a personagem e Florence Pugh também se chama Alice e é loira, e não é por coincidência.

No clássico de Lewis Carroll, Alice vive em um mundo de fantasia como se tivesse em um submundo cheio de magia. O longa também retrata essa vida que não existe no mundo real.

A metáfora entre ambas as Alices mostra a necessidade da personagem voltar pra realidade e entender que tudo não passa de uma invenção.

Harry Styles como Jack e Florence Pugh como Alice em Não se Preocupe Querida
Harry Styles como Jack e Florence Pugh como Alice em Não se Preocupe Querida (Divulgação/2022 Warner Bros. Entainment Inc.)

O Show de Truman (1998)

Olivia Wilde também citou o filme O Show de Truman para criação de Não se Preocupe, Querida. Assim como o longa de 1999, a produção atual mostra as mulheres que vivem em um mundo criado artificialmente.

Em ambos os filmes, as protagonistas querem sair desta manipulação e descobrir o que está por trás dessa armação, o que traz uma libertação, mas com grandes consequências.

A Origem (2010)

A Origem também contém referências de grandes cenas para o novo filme da Warner Bros, quando espiões invadem e manipulam as pessoas por meio de uma tecnologia do futuro, o que também ocorre com o experimento do filme de Wilde.

Encaixotando Helena (1993)

Embora seja um filme antigo e talvez pouco lembrado nos dias e hoje, a trama também foi uma inspiração para Não se Preocupe, Querida, ao mostrar a obsessão de um relacionamento abusivo de um homem com uma mulher.

Não aceitando o fim do relacionamento, o protagonista, que é um talentoso  cirurgião plástico, sequestra  Helena e arranca suas pernas para ter total controle sobre ela.

Assista ao trailer de Não se Preocupe, Querida:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›