Missa da Meia-Noite | Tragédia real inspirou cena mais chocante da série

Incidente serve para reforçar os temas trabalhados na história da série através do choque

Missa da Meia-Noite conta com vários momentos marcantes, mas um dos mas perturbadores da atração toda foi baseado em acontecimentos reais.

A minissérie tem uma perspectiva sobrenatural à questão da religiosidade e fanatismo, apresentando uma criatura cuja chegada muda por completo a população da ilha de Crockett.

Lançada em 2021, a atração rapidamente se juntou ao time de sucessos de terror da Netflix. Missa da Meia-Noite toca no tema vampiros (apesar de lutar contra o uso da palavra ‘vampiro’ na série) de uma maneira pouco vista antes: sob a perspectiva de fiéis religiosos, que os vêem como anjos.

Cena de Missa da Meia-Noite (Reprodução)
Cena de Missa da Meia-Noite (Reprodução)

No sexto episódio, os frequentadores da igreja são influenciados a beber veneno, que iria levá-los à ressurreição através das mãos de Deus. Os fiéis bebem e morrem, e retornam à vida, não ressuscitados, mas como vampiros, que imediatamente atacam os que não se mataram para beber seu sangue.

O Massacre em Jonestown

A matança autoinflingida tem aspectos semelhantes ao que aconteceu em Jonestown, um povoado na Guyana, estabelecido por um culto chamado O Templo do Povo.

O grupo foi formado por Jim Jones, um pastor carismático que fugiu dos Estados Unidos devido a alegadas tentativas de acabar com sua congregação. Ele não estava 100% errado, no entanto: um representante do governo do país foi até o local para se certificar que nenhum cidadão estadunidense estava sendo mantido como prisioneiro.

Jim Jones (Reprodução)
Jim Jones (Reprodução)

Depois do incidente, o pastor instruiu todos os seus seguidores a participar no que ele denominou ‘suicídio revolucionário’ bebendo veneno, que foi distribuído para as crianças primeiro antes dos adultos tomarem por conta própria.

Assim como em Missa da Meia-Noite, Jim deu a entender aos fiéis que ele acreditava que eles reencarnariam depois de beber o veneno. Segundo relatos, pessoas que se recusaram a beber o veneno, o tinham injetado à força ou então eram ameaçados de tiros pelos guardas da comunidade. O número de mortes totalizou em mais de 900 pessoas.

Com a reprodução do incidente na minissérie, a intenção do criador Mike Flanagan era clara: mostrar como o fanatismo religioso pode ser equiparado com uma espécie de formação de cultos.

Missa da Meia-Noite está disponível na íntegra na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›