Matrix | Produção gastou tanto dinheiro que até construiu rodovia para filmar

A franquia Matrix é o tipo de produção que nunca será esquecida na história do cinema. Desde os seus personagens marcantes, ao texto bem elaborado e os cenários o primeiro filme da marca inaugurou uma outra forma de contar histórias distópicas e na ficção científica.

No entanto, mais que um filme inovador, Matrix Reloaded (2003), por exemplo, exigiu muito de quem o produziu. O orçamento do longa ficou por volta de cerca de $150  milhões de dólares.

Não era para menos, uma vez que os cineastas tiveram até mesmo que construir uma rodovia para uma cena específica do filme. A pista tinha o cumprimento de 2,4 quilômetros e três pistas.

O projeto megalomaníaco foi construído para ilustrar o momento em que Trinity (Carrie-Anne Moss) é perseguida pelos Smith. O cenário foi construído numa Base desativada da marinha e quando as filmagens acabaram foi completamente destruída. Ademais  mais de 100 carros também foram desmanchados com o fim das gravações.

Além da incrível construção feita para a sequência da franquia, o filme tem diversos outros fatos curiosos.

Por exemplo, a cena em que Keanu Reeves fala ao celular com Morpheus e aparece pendurado de uma fora da janela, não teve dublê. Reeves encarou os 34 andares acima da terra firme, o que é muito arriscado.

Carrie Ann-Moss em Matrix Reloaded (Reprodução)

Já, também em Matrix Reloaded, existe uma referência muito clara à Bíblia. No início do filme Smith dirige um Audi com a placa: IS 5416. Estes números se referem a Isaías 54:16, que na versão King James do livro sagrado traz o versículo: “Eis que criei o ferreiro que assopra as brasas no fogo , e isso produz um instrumento para sua obra; e eu criei o desperdício para destruir. ”

Em Matrix Revolutions a Oráculo aparece sentada em um banco, que tem uma inscrição de metal onde se lê: “Em Memória de Thomas Anderson”. O nome escrito na placa era o mesmo de  Neo no primeiro filme da franquia.

Também em Revolutions existe um código, que não é fácil observar pela primeira vez. A chuva que dá todo um clima para a luta entre Neo e Smith são códigos da Matrix. O efeito desta cena era um sinal de desestabilização da Matrix.

Futuro da Franquia

Levando em conta que no início dos anos 2000 Matrix foi capaz de trazer todas as decisões ousadas relatadas acima, os fãs esperam muita coisa no próximo filme da franquia, Matrix 4.

O longa traz Lana Wachowski novamente como roteirista e na direção.

“Estou muito feliz por ter esses personagens de volta na minha vida e grato por outra chance de trabalhar com meus amigos brilhantes”, disse Wachowski em um comunicado.

O longa tem previsão de estreia para dezembro deste ano.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›