Marvel Studios fez uma grande aposta na Fase 1 do MCU

O plano da Marvel Studios para a Fase 1 destaca o quão grande foi a aposta do Universo Cinematográfico da Marvel. Em pouco mais de uma década, o MCU se tornou a franquia de filmes de maior sucesso financeiro de todos os tempos, elevando-se sobre titãs da cultura pop como James Bond, Batman, Harry Potter e Star Wars.

Outros estúdios tentaram copiar os modelos de negócios e criativos da Marvel Studios, mas muito pouco chegou perto quando se trata de sua bilheteria contínua e sucessos de crítica. Saber mais sobre o início incerto do MCU torna suas conquistas atuais ainda mais impressionantes.

Muito se tem falado sobre como o Homem de Ferro surgiu. Escolher um diretor mais obscuro em Jon Favreau foi uma decisão corajosa para o estúdio, mas a Marvel aumentou ainda mais as apostas ao contratar Robert Downey Jr. como protagonista.

Embora conhecido por suas habilidades de atuação e incrível carisma, o ator foi considerado arriscado, dados seus anos de infortúnios pessoais, que incluíam lutas por uso de drogas e até mesmo uma passagem pela prisão.

Homem de Ferro também foi amplamente improvisado, tendo apenas um roteiro raso. Apesar disso, quando a Marvel Studios perguntou a Samuel L. Jackson se ele queria aparecer para uma breve participação especial, ele concordou.

Nick Fury foi apresentado ao MCU em uma cena pós-créditos de Homem de Ferro. Depois de revelar sua identidade secreta para o mundo com a icônica frase “Eu sou o Homem de Ferro”, Tony Stark retorna para casa para encontrar Fury esperando em sua sala de estar, querendo discutir algo chamado “Iniciativa Vingador”.

A cena nada mais foi do que uma aparição surpresa, mas os fãs de quadrinhos souberam imediatamente que a Marvel estava plantando as sementes para uma narrativa muito maior. Quatro anos depois, os heróis mais poderosos da Terra se reuniram pela primeira vez em Os Vingadores e, desde então, o MCU se tornou exponencialmente maior.

No entanto, conforme revelado pelo produtor Jeremy Latcham no livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe, o estúdio realmente não tinha um plano para Nick Fury após a participação especial. Na verdade, eles nem mesmo tinham um acordo em vigor com Jackson para filmes futuros.

Nick Fury (Divulgação)

Obviamente, as coisas deram muito certo para a franquia, já que o personagem de Fury se tornou um personagem importante na Saga do Infinito. Seu impacto no MCU continuará com o lançamento de The Marvels em 2023, mas aquela primeira aparição em Homem de Ferro é onde tudo começou, e realmente enfatiza o fato de que a Marvel Studios estava essencialmente improvisando no início.

Se Homem de Ferro não funcionasse para a Marvel, a introdução pós-crédito de Fury e a provocação da Iniciativa Vingadores teria sido apenas algo vazio e sem conexão. Em vez disso, sua aparência tornou-se a base de um império multibilionário.

A Marvel Studios fez uma série de grandes mudanças em Homem de Ferro, e a maioria delas valeu a pena. O sucesso do filme deu a eles a oportunidade de seguir em frente com o restante dos filmes da Fase 1. Também os encorajou a assumir riscos. Isso inclui escalar Chris Hemsworth e Tom Hiddleston, que eram essencialmente desconhecidos na época, para liderar o Thor.

Capitão América: O Primeiro Vingador fez uma decisão igualmente arriscada, não apenas ao definir o filme de volta aos anos 1940, mas ao escalar Chris Evans, que já havia interpretado um herói da Marvel em Quarteto Fantástico.

Kevin Feige e sua equipe deram início à franquia com o pensamento persistente de que, se o Homem de Ferro fracassasse, eles perderiam todos os direitos cinematográficos do restante de seus personagens.

E ainda assim, eles se agarraram ao seu instinto e fizeram algumas escolhas ousadas. Felizmente para a Marvel e a Disney, a maioria deles valeu a pena, permitindo-lhes continuar a fazer filmes e programas de TV 13 anos depois.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›