Martin Scorsese afia língua mais uma vez e tem nova vítima: “Nojento”

Streaming 'estragou' cinema, disse

Martin Scorsese não cansa e parece ter prazer em detonar tudo o que não aclama seus trabalhos como obras-primas da indústria do cinema.

Depois de falar mal das produções da Marvel e dizer que os filmes “não são cinema de verdade”, o diretor encontrou outro alvo na inauguração do Roger Ebert Center para Estudos de Cinema da Universidade de Illinois. Em discurso, ele culpa o streaming pelo ‘empobrecimento’ do cinema, e chama sites agregadores de críticas de “nojentos”.

Martin Scorcese (Reprodução/SBS)
Martin Scorcese (Reprodução/SBS)

De acordo com ele, filmes não são mais respeitados como arte, e são meramente considerados apenas outro produto qualquer para consumo.

“Se ele ainda estivesse vivo veria como as coisas estão hoje em dia, que é uma desvalorização generalizada do cinema por causa das plataformas de streaming. Por conta delas, tudo agora se resume a ‘conteúdo’, e não só isso, agora existe esse espetáculo que é simplesmente, incrivelmente nojento de verdade que é o Rotten Tomatoes e o CinemaScore. Tenho certeza de que [se Roger Ebert estivesse vivo], ele estaria fazendo protestos contra essas coisas.”

“Não é uma coisa de ego nosso nem nada, é sobre o cinema em si como arte. É sobre como ele não só merece que a gente o respeite, mas também é uma obrigação nossa”, afirmou.

Os sites citados pelo cineasta são um compilado de avaliações de críticos profissionais e espectadores.

Confira o discurso completo de Scorsese:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Ator da Marvel rebate Martin Scorsese

Robert Downey Jr. se chateou com os comentários dos famosos diretores, e se mostrou superior à discussão, que ele julga mesquinha e sem fundamento. Esse tipo de divisão não é positiva para o cinema nem para os diretores, afirmou:

“Eu acho que criativamente falando é um desperdício de tempo ficar nessa guerrinha entre a gente. Chegamos em uma era em que tudo está mais fragmentado e há esse tipo de bifurcação. Se ficarmos jogando pedras uns nos outros…”

Robert Downey Jr. como Tony Stark no MCU (Reprodução / Marvel)
Robert Downey Jr. como Tony Stark no MCU (Reprodução / Marvel)

O ator também deu uma ‘sugestão’ bem afiada a todos os que acham que os filmes de super-heróis não sejam dignos de atenção.

“Antes de ficarmos atacando os outros, passe pela sua própria renascença e veja se isso não muda sua opinião um pouco. Se reinvente antes de decidir que outra pessoa não sabe o que está fazendo ou está te impedindo de fazer o seu melhor”, aconselhou.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›