Robert Downey Jr. rebate Tarantino: “se reinvente”

Ator mandou diretor tentar se reinventar em vez de criticar quem inovou na indústria

Robert Downey Jr. deu uma lição de moral em Quentin Tarantino em reação ao comentário do cineasta de que atores da Marvel não são estrelas de cinema.

O ator de Homem de Ferro respondeu à crítica acusando o diretor de perder tempo com discussões mesquinhas em entrevista concedida ao Deadline.

Quentin Tarantino (Divulgação)

“Eu acho que criativamente falando é um desperdício de tempo ficar nessa guerrinha entre a gente. Chegamos em uma era em que tudo está mais fragmentado e há esse tipo de bifurcação. Se ficarmos jogando pedras uns nos outros…”, começou.

“Eu também reagi mal quando achei que as pessoas disseram coisas que desacreditaram minha integridade, mas aí eu pensei: ‘Sabe do que mais? Resta aceitar. Nós somos uma comunidade, e tem espaço o suficiente para todo mundo’.”

Robert deu uma alfinetada em Quentin, propondo que ele tente evoluir com o tempo, e ser melhor em vez de criticar outros artistas que estão sendo mais reconhecidos na indústria.

“Antes de ficarmos atacando os outros, passe pela sua própria renascença e veja se isso não muda sua opinião um pouco. Se reinvente antes de decidir que outra pessoa não sabe o que está fazendo ou está te impedindo de fazer o seu melhor”, aconselhou.

Qualidade do material não importa sem bons elencos, afirmou ator

Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel Studios)

O ator também disse que o simples fato de que Tarantino estar desdenhando a Marvel diz muito sobre a própria personalidade dele, que não entende a força que uma marca forte de franquia pode ter no cinema:

“Eu acho que nossas opiniões em assuntos assim dizem bastante a respeito de nós mesmos. Eu acho que nós estamos em um tempo e lugar para o qual eu certamente contribuí sem intenção, onde a propriedade intelectual tem precedência sobre princípios e personalidade, mas isso é uma faca de dois gumes.”

No entanto, a discussão fidelidade versus originalidade no cinema não muda o fato de que, indiferentemente do filme ser uma obra prima ou não, ele nunca vai alcançar sucesso sem grandes atores por trás dele, afirmou o ator. Para ele, tirar o mérito do elenco do MCU não é justo, pois sem ele, a franquia não seria o que é:

“Uma propriedade intelectual só é tão boa quanto o talento de quem a representa. Você pode ter grandes nomes escrevendo algo, um autor que é tesouro nacional, mas se você não tiver a pessoa certa interpretando aqueles papeis, você nunca vai saber o quão bom aquilo poderia ser.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›