Estudo sugere fracasso da Marvel por overdose de conteúdo

O Universo Cinematográfico da Marvel ganhou mais de 14 produções em dois anos

Um dos universos cinematográficos mais populares de Hollywood, o MCU levou a Marvel ao topo das bilheterias e seus filmes se tornaram uma verdadeira galinha dos ovos de ouro para o estúdio.

Criado em 2008, com a estreia de Homem de Ferro, o MCU ganhou dezenas de filmes ao longo de mais de uma década. Os últimos dois anos foram especialmente movimentados para o Universo Cinematográfico, que ganhou incríveis sete novos filmes, além de mais sete nova séries.

Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel Studios)

Mas esse calendário frenético com mais de 14 estreias em apenas dois anos parece estar causando uma certa ‘overdose’ entre os fãs da Marvel, pelo menos é o garante um relatório da Fandom.

A plataforma fez uma pesquisa com 5 mil voluntários e sugere que mais de um terço dos fãs que seguem a Marvel estão se sentindo cansados pelo fluxo constante de conteúdos produzidos pelo estúdio.

Esse número fica ainda mais gritante quando comparado aos fãs do DCU. Entre os seguidores do Universo Estendido da DC, apenas 20% deles sentem que o estúdio está produzindo muitos filmes.

Mas por que o MCU está se tornado cansativo?

Heroínas reunidas em cena de Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)
Heroínas reunidas em cena de Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

A Marvel atingiu o clímax nos cinemas com a estreia de Vingadores: Ultimato que, além de ser tornar o maior sucesso do estúdio, conquistou a segunda maior bilheteria do cinema, perdendo somente para o Avatar de James Cameron.

Mas, Vingadores: Ultimato marcou o final da Saga do Infinito e o último filme para alguns dos heróis mais emblemáticos do estúdio, como o Homem de Ferro e o Capitão América.

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)
Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) em Vingadores: Ultimato (Reprodução / Marvel)

Porém, ainda mais importante, Ultimato chegou aos cinemas numa época em que a Marvel lançava dois filmes durante todo o ano e nem sequer sonhava em produzir séries para o Disney+.

Embora não exista uma resposta definitiva para a pergunta, o repentino aumento (para mais de sete estreias ao ano) não saiu barato para a Marvel, que vem sendo alvo das mais variadas críticas por parte de seus fãs.

Dentre as reclamações mais constantes estão as histórias cada vez mais ‘vazias’ dos seus filmes e séries, além de uma enorme polêmica em torno da qualidade de seus efeitos visuais. Os fãs mais assíduos do MCU afirmam com todas as letras que os filmes estão perdendo a sua qualidade.

Eternos
Eternos (Reprodução / Marvel)

Os Eternos de Chloé Zhao, por exemplo, foi um fracasso crítico completo, atingindo menos de 50% de aprovação no Rotten Tomatoes. O site que serve de termômetro para a qualidade de filmes e séries, também não reservou um número melhor para Thor: Amor e Trovão, que atingiu 64% de aprovação.

Esses dois filmes, junto com a história de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, provocaram sérias discussões sobre a Fase 4 entregar mais do mesmo e, talvez, ser a pior do MCU, o que pode aumentar o desgaste entre os seus fãs.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›