[LISTA] 8 Decisões Surpreendentemente Coerentes em Filmes de Terror

Nem todo mundo é um completo idiota, contrariando as expectativas

Um dos clichês mais comuns do terror é como os personagens podem ser tão burros em situações de extremo perigo em que eles estão.

Todo mundo já assistiu algum filme e ficou frustrado, sem conseguir entender como aquelas pessoas podem tomar decisões tão idiotas, que outra pessoa com bom senso saberia que causaria a sua morte.

Confira 8 decisões das mais coerentes já tomadas em filmes de terror:

8º LUGAR: Causar uma distração (Um Lugar Silencioso)

John Krasinski em Um Lugar Silencioso (Reprodução / Paramount)
John Krasinski em Um Lugar Silencioso (Reprodução / Paramount)

Em um mundo onde alienígenas invulneráveis matam qualquer coisa que faz barulho, como uma mulher grávida dá a luz? Este é um dos segredos da tensão em Um Lugar Silencioso, que exige medidas desesperadas e perigosas.

Para garantir que sua mãe possa ter o bebê em segurança, Marcus (Noah Jupe) acende uma caixa de fogos de artifício para atrair os monstros, o que garante minutos preciosos para que o bebê nasça sem perigo.

7º LUGAR: Uma armadilha para o assassino (Terror Nos Bastidores)

Taissa Farmiga como Max e Daniel Norris como Billy Murphy em Terror nos Bastidores (Reprodução)
Taissa Farmiga como Max e Daniel Norris como Billy Murphy em Terror nos Bastidores (Reprodução)

Em filmes slasher, o assassino nem sempre é o mais ágil ou mais esperto, muitas vezes motivado apenas pela vontade de matar sem pensar muito no resto.

Como os personagenes estão presos em um filme sobre o qual eles sabem tudo, o vilão tem seus movimentos facilmente previsíveis. A terrormédia no sétimo lugar usa esta informação para usar a isca certa e atrair o assassino, o que funciona para pará-lo, pelo menos por um tempo.

6º LUGAR: Usar as armas à mão (Halloween)

Cena de Halloween - A noite do terror (Reprodução)
Cena de Halloween – A noite do terror (Reprodução)

Muitas vezes, a chave para a sobrevivência em um filme de terror é a habilidade de pensar rápido e de maneira lógica em momentos de pressão; este, provavelmente, foi um dos motivos mais importantes que levaram Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) a sobreviver.

Encurralada em um closet, a protagonista usa um cabide de metal como arma, furando Michael Myers no olho por tempo o suficiente para o Dr. Loomis dar cabo dele com uma série de tiros. Pelo menos até a continuação, é claro.

5º LUGAR: Esconder suas pegadas na neve (O Iluminado)

Jack Nicholson como Jack Torrance em O Iluminado (Reprodução)
Jack Nicholson como Jack Torrance em O Iluminado (Reprodução)

Para um menino de cinco anos, Danny Torrance certamente pensa rápido e isso garantiu que ele escapasse das mãos de seu pai Jack (Jack Nicholson), que foi levado à loucura pelo hotel Overlook.

Depois de fugir de dentro do hotel para o labirinto de sebes na frente do lugar, Danny se dá conta de que seus passos na neve grossa iriam levar seu pai direto a ele. Assim, ele começa a refazer seus passos de costas, e se esconde seguro até poder voltar e encontrar a mãe para dar o fora dali.

4º LUGAR: Uma traqueostomia caseira (Jogos Mortais 5)

Scott Patterson como Detetive Strohm em Jogos Mortais 5 (Reprodução)
Scott Patterson como Detetive Strohm em Jogos Mortais 5 (Reprodução)

Embora sempre seja possível fugir das armadilhas de Jigsaw em Jogos Mortais, o destino do detetive Strohm (Scott Patterson) estava selado, pois sua sobrevivência ameaçava a vida de Hoffman, que tinha assumido o lugar de seu mestre depois da morte de John Kramer.

Em uma armadilha que iria o afogar sem dar-lhe a chance de se salvar, Peter usa uma caneta que está no bolso do seu paletó para furar sua própria traqueia, assim garantindo que ele conseguiria respirar mesmo com as vias aéreas cheias de água a tempo de chamar socorro.

3º LUGAR: Transar com uma profissional do sexo (Corrente do Mal)

Maika Monroe é Jay em Corrente do Mal (Reprodução)
Maika Monroe é Jay em Corrente do Mal (Reprodução)

O filme A Corrente do Mal trouxe uma premissa interessante que o destaca entre os lançados em sua década, com a ideia de uma maldição, ou um ‘espírito sexualmente transmissível’.

Os personagens do filme chegam à conslusão óbvia, embora não seja a mais ética no caso de ser ‘contaminado’ e perseguido pela entidade. Se a entidade sempre vai atrás da última pessoa da lista a ter feito sexo com alguém amaldiçoado, por que não comprar tempo com alguém que faz sexo como meio de trabalho?

2º LUGAR: Usar os traumas do vilão contra ele (Sexta-Feira 13: Parte 2)

Amy Fields como Ginny em Sexta-Feira 13: Parte 2 (Reprodução)
Amy Fields como Ginny em Sexta-Feira 13: Parte 2 (Reprodução)

As lendas sobre alguns monstros do terror servem para apresentar os personagens para o público, mas algumas vezes também provém as armas necessárias para que ele seja derrotado.

Ginny (Amy Steel) se encontra presa na cabana de Jason, onde ele fez um altar para sua mãe, a Sra. Voorhees, onde está sua cabeça mumificada e o suéter usado no final do primeiro filme, quando foi morta pela sobrevivente final, Alice.

Conhecendo a lenda de Jason e como ele era o queridinho de sua mãe, Ginny usa a informação e manipula o antagonista: vestindo o suéter, ela se faz passar pela mãe do serial killer e ganha tempo o suficiente para que ela escapasse e posteriormente o nocauteasse para se salvar.

1º LUGAR: Chamar a polícia (Quando as Luzes se Apagam)

Alexander DiPersia como Bret em Quando as Luzes se Apagam (Reprodução)
Alexander DiPersia como Bret em Quando as Luzes se Apagam (Reprodução)

Se alguém merece o primeiro lugar da lista, é Bret (Alexander DiPersia), namorado de Rebecca, a protagonista. O personagem fez algo tão simples e que todo mundo pensa, mas raramente se vê em filmes de terror: teve bom-senso.

Em vez de arriscar sua vida tentando enfrentar a entidade que está aterrorizando ele, Rebecca e seu cunhado Martin, na primeira oportunidade Bret dá no pé. O egoísta abandonou a amada para salvar sua própria pele? Não.

No clímax do filme, o rapaz volta com a polícia, que embora não tenha ajudado no final das contas, foi a decisão mais inteligente e lógica de todos os personagens desta lista.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›