Jon Stewart acusa J. K. Rowling de antissemitismo em Harry Potter

Jon Stewart virou notícia depois que ele detonou J. K. Rowling e a maneira como ela retratou duendes nos filmes de Harry Potter! Segundo o comediante, a forma como os duendes foram imaginados para a franquia se assemelham muito a imagens antissemitas.

Jon, que é judeu, chamou a atenção para a semelhança entre a aparência dos duendes de Rowling e as ilustrações de um livro que pregava ódio a judeus intitulado The Protocols of the Elder of Zion, lançado em 1903.

Durante a gravação de seu podcast, The Problem with Jon Stewart, Jon fez piada com a autora dos livros, tirando sarro da sua falta de noção.

De maneira irônica, o comediante imita J. K. como se ela tivesse visto as imagens antissemitas originais e achado uma boa ideia usá-las em suas obras:

“Você já viu um filme do Harry Potter? Já viu aquelas cenas no Banco de Gringotes? Você sabe quem são aqueles caras que comandam o banco? Judeus! E eles ficam tipo ‘Ah, aquela imagem é de Harry Potter!’ e você diz, ‘Não, eles são uma caricatura de um judeu de um pedaço de literatura antissemita’. E aí a J. K. Rowling pensa, ‘Esses caras podem cuidar do nosso banco?’.”

Incrédulo, Stewart acrescentou que, em um mundo onde existem monstros e vassouras voadoras, ainda são os judeus que estão com as garras em cima de todo o dinheiro:

“É um mundo mágico… Nós podemos montar dragões, nós podemos ter uma coruja de estimação… Mas quem deveria tomar conta dos bancos? Judeus. Mas que tal fazer os dentes mais afiados?

Duende de Harry Potter/Ilustração antissemita (Montagem/Reprodução)
Duende de Harry Potter/Ilustração antissemita (Montagem/Reprodução)

“P*ta que pariu, ela não fez isso”

Jon confessou ter ficado embasbacado com a cara de pau da autora de ter usado uma imagem tão ofensiva para a cultura judaica como se não fosse nada. Ele contou que achava que mais pessoas fossem reconhecer a referência e se indignar, mas nada aconteceu:

“Era uma daquelas coisas que eu vi na tela e eu estava esperando a plateia ficar tipo, ‘P*ta que pariu [a J. K. Rowling] não fez isso, em um mundo mágico, só colocou uns judeus lá pra comandar a p*rra de um banco subterrâneo’, e todo mundo estava só, ‘Bruxos’. Foi muito estranho.”

Além das acusações de antissemitismo, Rowling também tem sido alvo de pesadas críticas nos últimos anos.

Sua postura transfóbica e apoio incondicional à feministas radicais trans-exclusionárias queimou seu filme com os fãs, tanto que a autora nem fez parte da recente celebração de 20 anos do lançamento do primeiro filme.

Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts está disponível no HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›