Titanic: Estudo científico comprova maior questão do filme

Diretor e cientistas analisaram se Jack e Rose poderiam ter sobrevivido flutuando em uma porta no oceano gelado

Uma das mortes mais comoventes do cinema, e também uma das mais discutidas, é a de Jack (Leonardo DiCaprio) em Titanic. Jack se sacrificou para que Rose (Kate Winslet) pudesse ficar em cima de uma porta e flutuar no mar, sofrendo menos com a água gelada do oceano.

O filme estreou há 25 anos e a cena continua gerando debate se Jack poderia ter subido na porta junto com Rose e sobrevivido. E o diretor James Cameron revelou que junto com uma equipe de cientistas testou o cenário para comprovar que as chances de sobrevivência era mínimas.

De acordo com o site ComicBook, a explicação foi feita através de um especial do National Geographic, em que comprovaram que mesmo sobre uma porta e coletes salva-vidas, Jack e Rose não sobreviveriam à água gelada do Atlântico Norte.

“Fizemos um estudo científico para colocar tudo isso de lado e enfiar uma estaca em seu coração de uma vez por todas. Desde então, fizemos uma análise forense completa com um especialista em hipotermia que reproduziu a jangada do filme e faremos um pequeno especial sobre ela que será lançado em fevereiro”.

“Pegamos dois dublês que tinham a mesma massa corporal de Kate e Leo e colocamos sensores por toda parte e dentro deles e os colocamos em água gelada e testamos para ver se eles poderiam ter sobrevivido através de uma variedade de métodos e a resposta foi, não havia como os dois terem sobrevivido. Apenas um poderia sobreviver.”

Mas o filme é muito mais do que ser cientificamente preciso. James Cameron queria mostrar que Jack estava disposto a desistir de sua vida por amor. O diretor acrescentou:

“Ele precisava morrer. É como Romeu e Julieta. É um filme sobre amor, sacrifício e mortalidade. O amor é medido pelo sacrifício. Talvez… talvez… depois de 25 anos, não terei mais que lidar com isso”.

Ou seja, pela análise, Jack poderia ter morrido de qualquer maneira, mesmo se ficasse em cima da porta junto de Rose. Ficar na água só acelerou o processo.

Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)

Sobre Titanic

Titanic foi lançado no cinema em 1997. O filme arrecadou cerca de US$ 2,202 bilhões em bilheteria mundial, como também recebeu 14 indicações ao Oscar e venceu onze delas, como o de Melhor Filme.

O romance e drama serviu não apenas para contar história de amor entre Jack e Rose, mas também para recriar a fatídica noite em que navio de luxo tido como impossível de afundar, afundou após se chocar com um iceberg.

O elenco também incluiu Billy Zane, Kathy Bates, Bill Paxton, Gloria Stuart, Victor Garber, Frances Fisher e Bernard Hill.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›