James Cameron cortou cenas de armas de fogo em Avatar: “Não quero fetichizar”

Decisão de Cameron fez ele cortar 10 minutos de ação do filme

Muita discussão aconteceu sobre a duração do filme de Avatar: O Caminho da Água, que tem mais de três horas. Ainda assim, James Cameron revelou que cortou cerca de 10 minutos de seu filme.

Em uma entrevista para o Esquire, Cameron contou que que retirou 10 minutos de violência armada de Avatar 2. Segundo o próprio diretor, ele não estava mais interessado em fetichizar armas em suas cenas, principalmente pelo reflexo que isso causa na violência nos Estados Unidos.

“Na verdade, cortei cerca de 10 minutos do filme visando a ação com armas de fogo. Eu queria me livrar de um pouco da feiúra, encontrar um equilíbrio entre a luz e a escuridão. Você tem que ter conflito, é claro. Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olha para isso. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido como um cineasta de ação”.

Cameron relembrou vários filmes que fez como O Exterminador do Futuro, que o fez refletir sobre a sociedade atual.

“Eu olho para trás em alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazer aquele filme agora. Não sei se gostaria de fetichizar a arma, como fiz em alguns filmes do Exterminador do Futuro há mais de 30 anos, em nosso mundo atual. O que está acontecendo com as armas em nossa sociedade revira meu estômago.”

“Estou feliz por morar na Nova Zelândia, onde eles baniram todos os rifles de assalto duas semanas depois daquele horrível tiroteio na mesquita alguns anos atrás”, acrescentou Cameron.

James Cameron no set de Avatar 2 (Divulgação)
James Cameron no set de Avatar 2 (Divulgação)

Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas. O filme relata um nova guerra do Na’vi contra os humanos para proteger Pandora.

O que os críticos comentaram sobre Avatar 2

Avatar: O Caminho da Água foi elogiado pelo público e pela crítica. No IMDb consegui a nota 8 / 10. Enquanto no Rotten Tomatoes alcançou 78% de aprovação dos críticos e 92% de aprovação do público. Confira os comentários:

“Seria perder o sentido chamar o processo de indulgente ao ponto de auto-paixão: Cameron construiu um novo mundo a partir das partes remixadas deste, e ele parece determinado que não devemos simplesmente visitar Pandora, devemos viver nele” – Matthew Lickona, San Diego Reader.

“É mais do que você pode imaginar. Um mundo de fantasia tão vívido e real que exige toda a sua atenção por 3h 12m. E quando terminar, você ainda vai querer permanecer nesse estado elevado de faz de conta” – Dwight Brown, DwightBrownInk.com.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›