James Cameron não está preocupado com I.A. superando as mentes de Hollywood

Diretor está mais preocupado com o poder bélico da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas, e isso está influenciando também a indústria do cinema. E muitos roteiristas e atores temem como pode ser o futuro de Hollywood com I.A.

Através do uso da I.A. pode se criar imagens realistas de pessoas, como também histórias e roteiros completos. Contudo, James Cameron, acredita que a Inteligência Artificial nunca conseguirá superar o trabalho de pessoas de verdade.

De acordo como o IndieWire, em uma entrevista para o CTV News, o diretor de Avatar, disse que compartilha a preocupação de todos sobre o uso de IA, contudo, ele acha que essa tecnologia nunca escreverá uma boa história.

Para o diretor, uma Inteligência Artificial nunca conseguirá sentir a vida da mesma forma que um ser humano sente e conseguir refletir isso para o público com intensidade para comover.

“Nunca é uma questão de quem o escreveu, é uma questão de se é uma boa história. Eu pessoalmente não acredito que uma mente desencarnada que está apenas regurgitando o que outras mentes encarnadas disseram – sobre a vida que tiveram, sobre amor, sobre mentira, sobre medo, sobre mortalidade – e apenas junta tudo em uma salada de palavras e depois regurgitar. Não acredito que tenha algo que vá comover uma audiência”.

James Cameron não tem interesse em usar I.A.

James Cameron e Arnold Schwarzenegger (Divulgação)
James Cameron e Arnold Schwarzenegger (Divulgação)

Ainda segundo o IndieWire, cineastas como Nicolas Winding Refn, Charlie Brooker e Joe Russo já falaram sobre trabalhar com I.A. durante a escrita de um roteiro.

Contudo, James Cameron assegurou que não tem interesse em usar I.A. para escrever seus roteiros

“Vamos esperar 20 anos, e se uma I.A. ganhar um Oscar de Melhor Roteiro, acho que devemos levá-la a sério”, acrescentou Cameron.

Guerra contra Inteligência Artificial

Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (Reprodução)
Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (Reprodução)

O diretor ainda comentou sobre se um mundo como O Exterminador do Futuro pode acontecer na vida real, onde há uma guerra entre humanos e I.A.

“Eu avisei vocês em 1984 e vocês não ouviram. Acho que o armamento da I.A. é o maior perigo. Acho que entraremos no equivalente a uma corrida armamentista nuclear com I.A. e, se não a construirmos, os outros caras com certeza irão construí-la e, então, aumentará”.

Cameron finalizou: “Você poderia imaginar uma I.A. em um teatro de combate, tudo sendo combatido pelos computadores em uma velocidade que os humanos não podem mais interceder e você não tem capacidade de diminuir a escala”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›