Hellraiser | Franquia é a ‘porta de entrada’ para filmes mais brutais?

Filme retrata a tortura sob um ponto de vista chocante, porém único

Fãs de terror costumam usar a denominação ‘porta de entrada’ para alguns filmes que introduzem seus espectadores em um novo subgênero ou temas específicos. Hellraiser, por exemplo, pode ser considerado como tal para filmes mais sangrentos e explícitos.

A obra de Clive Barker leva ao espectador o terror de uma maneira gráfica. E embora o sangue não seja novidade para o terror, o filme mostra tudo de uma maneira única que chamou a atenção de muitos fãs do gênero.

De fora, Hellraiser pode paracer apenas mais uma franquia com um vilão que se tornou reconhecido no gênero como Jason, Freddy Krueger e Chucky.

Pinhead, o vilão do filme, não era um serial killer como os outros, no entanto.

Pinhead em Hellraiser (Reprodução)
Pinhead em Hellraiser (Reprodução)

Os Cenobitas tratam a violência como um espetáculo, em que a pele é arrancada e rasgada e as cenas mostram tudo com riqueza de detalhes. Frank, protagonista do filme, vê pedaços de corpos sendo exibidos, e correntes com ganchos presos a corpos.

Diferentemente de Sexta-Feira 13 ou A Hora do Pesadelo, o sangue não era um pretexto para os sustos, mas para levar um desconforto característico de filmes como Hellraiser.

Filme traz conexão entre o prazer e a violência

Em Hellraiser, o sexo não é separado da morte como em filmes slasher; nestes, quem faz sexo é geralmente encontrado morto logo em seguida.

Jamie Clayton como Pinhead em Hellraiser (Reprodução)
Jamie Clayton como Pinhead em Hellraiser (Reprodução)

Frank e sua companheira de cenas Julia buscam o prazer, e sua necessidade carnal acaba banalizando a vida. Em busca de prazer, as mortes e a violência são vistos apenas como meios para um fim, como um instrumento para sua satisfação.

Assim como acontece com outros subgêneros, o sexo pode atrair um público novo para o filme, que pode acabar sendo atraído pela audácia e caráter explícito de Hellraiser.

Muitos outros filmes como O Albergue e Jogos Mortais também são conhecidos por usarem e abusarem de sangue e tortura, porém neles talvez falte este diferencial para intrigar o espectador.

Cena de Espiral - O Legado Jogos Mortais (Reprodução)
Cena de Espiral – O Legado Jogos Mortais (Reprodução)

Mesmo sendo chocante para uma pessoa desavisada, a série de filmes de Pinhead ganhou um espaço no mercado mainstream, e mesmo não tendo o mesmo reconhecimento que um Freddy ou um Jason, tem um tratamento de destaque que outros filmes parecidos não recebem.

O novo reboot, estrelado por Jamie Clayton como o antagonista, tem tido uma margem de aprovação bem grande entre os críticos, com uma média de 67% no Rotten Tomatoes.

Assim como seus antecessores, o novo projeto deve trazer ainda mais fãs para o universo sádico dos Cenobitas.

O novo Hellraiser ainda não está disponível no streaming, mas como pertence ao Hulu nos Estados Unidos, deve sair em breve através do Star+ ou Prime VIdeo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›