Fãs reclamam e HBO Max corrige dublagem de personagem racista em Pacificador

Depois de sofrer uma série de críticas, a HBO Max modificou a dublagem de um personagem da série Pacificador.

Muitos fãs notaram que as falas do personagem do pai do protagonista foram atenuadas quando foram dubladas para o português brasileiro, e reclamaram do ocorrido.

Quando a plataforma viu a movimentação a respeito do fato, decidiu modificar os diálogos para deixá-los mais alinhados com a versão original em inglês. A fala em questão faz parte do primeiro episódio do seriado da DC, que foi lançado no dia 13 de janeiro.

No capítulo intitulado Um Novo Turbilhão, o personagem August Smith (Robert Patrick) diz o seguinte para o filho: “Mas e daí? Acho que se tem a possibilidade de você fazer bom uso disso para se livrar dos comunistas, trapaceiros, católicos, judeus, é melhor do que deixá-los parados”.

O que incomodou muitas pessoas foi o fato de que o comportamento racista de Auggie, como também é chamado na série, foi suavizado pela dublagem.

Depois de muita repercussão e críticas negativas, a HBO Max alterou o diálogo no episódio. Na nova versão, “comunistas, trapaceiros, católicos, judeus” foi substituído por “comunistas, pretos, papistas, judeus ou coisa assim”.

Confira as duas versões em montagem em vídeo feita pelo usuário @Ppacheco1V no Twitter abaixo:

O motivo da reclamação seria de que o racismo do personagem seria parte integral de sua personalidade e suas motivações no seriado. Suavizando esta parte, muito poderia ser perdido do contexto para justificar suas atitudes e como isso reflete no protagonista.

Diretor revela processo de criação de personagem: “Ele é um racista de m*rda”

Robert Patrick como Auggie Smith Dragão Branco em Pacificador (Reprodução)

Parece que o alinhamento dos fãs está ao lado do showrunner da série, James Gunn.

Em entrevista recente para o SyFy Wire, Gunn detalhou o processo de criação do personagem, que ele confessou ter sido muito difícil. Segundo ele, por pior que fosse o que Auggie tinha a falar, o criador queria ser fiel com pessoas racistas e maldosas de verdade:

“Foi muito difícil escrever Auggie, porque Auggie é um racista de m*rda. Eu não queria retratar quem ele era como racista e torná-lo esta versão leve do que é um racista, que é o que você normalmente veria em programas de televisão. Mas eu não queria mostrar muita coisa ruim também. Isso para mim foi a coisa mais delicada no show que eu realmente tive cuidado e tentei fazer o melhor que pude para ser sensível e também autêntico ao mesmo tempo.”

Pacificador está sendo disponibilizado no HBO Max, um episódio por semana todas as quartas-feiras.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›