Globo de Ouro é repleto de escândalos; veja

O Globo de Ouro existe desde 1944

Por décadas o Globo de Ouro é um das premiações mais esperadas da indústria do cinema. Contudo, o evento se envolveu em diversas polêmicas que datam desde 1950 até os dias atuais.

Essas polêmicas se dão desde a escolha de quem vota na premiação, favores em troca de prêmios, e até assédio. Confira as várias polêmicas que aconteceram no Globo de Ouro.

1958: Renuncia de Henry Gris, presidente da HFPA

Henry Gris renunciou ao seu cargo de presidente da HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), após relatos surgirem sobre prêmios dados como favores. Fred Porges, chefe da associação na época, assegurou que os prêmios foram entregues dentro das regras.

1982: A vencedora Pia Zadora gera ira da indústria

Diversas alegações de suborno surgiram quando Pia Zadora foi premiada pelo drama policial Butterfly, de 1981. Segundo relatos, ela era esposa de um empresário milionário, que convidou os membros da HFPA para uma viagem em Las Vegas antes da votação.

2010: Burlesque e O Turista chocam com indicações de Melhor Filme

Outro caso de suborno aconteceu com Burlesque e O Turista, filmes criticados de forma negativa mas que concorreram ao prêmio de Melhor Filme. Rumores surgiram sobre atores cortejando os membros da HFPA em Las Vegas ou em eventos privados.

2011: Ex-publicitário do Globo de Ouro processa a HFPA

Dias antes da edição 2011 do Globo de Ouro, Michael Russell processou a HFPA em US$ 2 milhões e alegou que os membros do grupo abusam de suas posições e se envolvem em acordo ilegais.

O caso foi resolvido em 2013, e um representante alegou que foi mais um caso de um contrato não renovado, cujo alto do processo queria tirar proveito do Globo de Ouro em benefício próprio.

2018: Brendan Fraser diz que ex-presidente da HFPA o agrediu sexualmente

Em 2018, Brendan Fraser afirmou em uma entrevista para o GQ, que Philip Berk agarrou suas nádegas em um almoço que aconteceu em 2003 no Beverly Hills Hotel.

“Eu me senti mal. Eu me sentia como uma criança pequena. Senti como se houvesse uma bola na minha garganta. Pensei que ia chorar”, disse o ator.

2019: Sem mulheres nomeada na categoria Melhor Diretor

2019 foi um ano repleto de produções dirigidas por mulheres, como As Golpistas, de Lorene Scafaria, e Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. Ambos os filmes segundo a Entertainment Weekly tiveram destaque suficiente, mas não foram qualificados para o Globo de Ouro, e a ausência deles foi sentida.

Globo de Ouro (Divulgação)

2021: Crítica sobre a falta de diversidade

Uma matéria do Los Angeles Times revelou que não há jornalistas negros entre os 87 membros da HFPA. O que gerou repercussão entre diversas figuras de Hollywood e pressão para mudança na composição do grupo.

2021: Philip Berk é expulso da HFPA

Em um e-mail, Philip Berk chamou a iniciativa Black Lives Matter de “movimento de ódio racista”. Consequentemente, ele foi expulso da HFPA.

2021: NBC cancela cerimônia do Globo de Ouro 2022

Os escândalos dos anos anteriores gerou diversas críticas vindas de artistas e outros membros da indústria do cinema. Tom Cruise por exemplo, devolveu as estatuetas que ganhou no evento. Scarlett Johansson e Mark Ruffalo foram outros atores que se pronunciaram.

Isso levou a NBX a cancelar o Globo de Ouro de 2022. Na verdade, foi uma cerimônia pequena e não televisionada. Enquanto isso, a HFPA passou por uma reestruturação para se adequar aos novos tempos. O evento voltará a ser transmitido como antigamente este ano.

2022: Brendan Fraser diz que não comparecerá à cerimônia

Brendan Fraser se destacou em 2022 por The Whale, e consequentemente foi um dos indicados ao Globo de Ouro 2023. Devido ao que ocorreu entre Fraser e Berk, o ator anunciou que não comparecerá ao evento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›