Filmes de O Senhor dos Anéis cortaram um aspecto importante entre Frodo e Sam

Nos livros, Sam não era apenas amigo de Frodo

Quando Peter Jackson adaptou os romances de J. R. R. Tolkien para a trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, algumas liberdades criativas foram tomadas e uma parte importante do relacionamento entre Frodo e Sam que estão nos livros não foi mostrado nos filmes.

Tanto nos livros como nos filmes, o relacionamento de Frodo e Sam representa tudo o que a Sociedade do Anel defende de Sauron: a amizade, o amor e bem contra o mal.

Sam trabalhou para a família de Frodo

Merry e Pippin em O Senhor dos Anéis (Reprodução)
Merry e Pippin em O Senhor dos Anéis (Reprodução)

De acordo com Screen Rant, Sam não era apenas um amigo de Frodo, ele também trabalhou para a família dele, deixando a casa e o quintal arrumados.

Por ser da família Bolseiro, Frodo era um dos hobbits mais influentes do Condado, o que equivaleria a ser da nobreza.

Já Sam era da classe trabalhadora, então ele tinha muito mais um devoção servil por Frodo do que camaradagem.

Nos filmes, essa diferenciação de classe pode ser percebida através da forma que Sam fala, ser referindo ao amigo como Sr. Frodo.

Quando Sam é questionado se ele é o guarda-costas de Frodo, ele responde que é o jardineiro, mas não explica melhor a complexidade do arranjo de classes entre os hobbits.

Remover o classismo ajudou os Hobbits a serem iguais

Os hobbits em O Senhor dos Anéis (Reprodução)
Os hobbits em O Senhor dos Anéis (Reprodução)

Outra diferença dos livros para os filmes foi a mudança feita com Merry e Pippin, que também faziam parte de duas famílias poderosas do Condado.  Contudo, no filmes, a riqueza deles nunca foi mencionada e ele serviram como alívio cômico.

Peter Jackson remover os classismo entre os hobbits nos filmes O Senhor dos Anéis ajudou a fazer esses personagens serem vistos com iguais e dar uma atenção especial aos pontos fortes e fracos de cada um.

Isso também ajudou no amadurecimento de sua jornadas pessoais. Além disso, contribuiu para reforçar a coletividade hobbit em comparação a outras raças da Terra Média.

Merry e Pippin não eram qualificados para servir por serem nobres, como também mostraram aptidão para serem guerreiros. Já Sam ajudou Frodo a chegar à Montanha da Perdição não por ser um servo dedicado, mas um amigo de valor.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›