Atriz de Os Anéis de Poder relembra reação racista contra o elenco

Sophia Nomvete entrou em choque com os comentários racistas que recebeu

Sophia Nomvete, que interpreta Disa, refletiu sobre a luta contra a reação racista que sua personagem sofreu em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.

Disa foi a primeira anão não branca na franquia O Senhor dos Anéis, o que desencadeou uma reação negativa e racista de muitas pessoas que se dizem fãs da obra de J. R. R Tolkien.

Houve diversos questionamentos até mesmo sobre se existia pessoas de cor da Terra Média, um local totalmente fictício. Não apenas Sophia, mas outros membros do elenco da série sofreram ameaças racistas, assédio e abuso desses “fãs”.

Segundo o Screen Rant, em uma entrevista para o The Hollywood Reporter, Sophia Nomvete revelou alguns detalhes chocantes sobre o ódio que recebeu ao ser escalada como Disa em Os Anéis de Poder.

“Quando o anúncio saiu e as fotos apareceram apenas sobre nossos rostos de quem estávamos interpretando, eu era estatisticamente o membro do elenco mais atacado de todo o programa. Houve ofensas, e diziam que eu não tinha lugar aqui. ‘Você é muito gorda, você é muito preto. Por que você está aqui?'”.

Atriz até lembrou que houve pessoas que tentaram ser “mais educadas” na forma de tratar ela e sua personagem, mas não deixaram de ser menos racistas.

“E teve um que foi realmente muito educado, que disse: ‘Tenho certeza de que você é uma atriz maravilhosa e uma pessoa realmente adorável. Eu só acho que você não deveria fazer parte disso, não está certo. Se você pudesse enviar uma carta para a Amazon com sua renúncia, eu ficaria muito grato’. Pensei: ‘Não, não vou fazer isso, não posso’. Não posso me dar ao luxo de me demitir para você, então, infelizmente, estou aqui para ficar.”

Como se a atriz fosse deixar de ter seu emprego apenas com o pedido de uma pessoa.

Um ato desafiador

Disa (Sophia Nomvete) e Durin IV (Owain Arthur) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Disa (Sophia Nomvete) e Durin IV (Owain Arthur) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

Sophia Nomvete ainda declarou na entrevista que permanecer na série foi uma ato desafiador e queria mostrar que há espaço para todos no mundo das séries de fantasia.

“Percebi que meu lugar neste programa não é apenas uma celebração, é um ato de desafio contra uma realidade que simplesmente não é verdadeira, que é a de que não temos lugar nas telas ou em espaços de fantasia. Mostrei isso para [minha filha], e para o futuro de nossa indústria e geração, é obrigatório que eu permaneça em meu poder e minha luz e faça o máximo que puder com esse personagem”.

“E então marchei até os showrunners e implorei a eles para fazer com que este momento seja importante. Eu implorei a eles para não torná-la subserviente ou apenas a esposa ou a amiga gorda e engraçada. Eu implorei a eles para torná-la uma titã”, ela acrescentou.

Atriz sentiu medo

Nomvete também compartilhou seus sentimentos de medo e tristeza com os comentários que recebeu.

“Eu passei pelos sete estágios do luto lendo alguns dos comentários e então entendi a tarefa. Eu entendi a tarefa, e isso era ajudar as pessoas a entendê-las, abraçá-las e amá-las – você nunca desconsideraria uma criança se ela estavam com medo”.

“Eles estão com medo. Eles estão com medo porque não nos viram antes. Então, naquele momento e ao longo deste show, fiz minha missão aliviar o medo deles e deixá-los entender e ajudar educá-los que está tudo bem, que podemos contar uma história, que podemos estar aqui e o programa será melhor por isso, que nossa indústria e nosso mundo serão melhores por isso”, ela finalizou.

A primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Prime Video. A segunda temporada ainda não tem data de estreia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›