Falcão e o Soldado Invernal resolve mistério de Vingadores: Ultimato

Um dos mistérios remanescentes no final de Vingadores: Ultimato é o que Bucky sabia do plano de Steve Rogers.

Antes de Steve fazer sua viagem de volta no tempo para devolver as Joias do Infinito, os dois tiveram uma conversa sincera, e Bucky parecia ter alguma ideia de que seu amigo pretendia ficar no passado.

Isso nunca foi explicitamente confirmado, entretanto, e o mistério permaneceu, o que leva a uma segunda pergunta que Falcão e o Soldado Invernal finalmente respondeu: Bucky sabia que Steve ia dar o escudo para Sam?

A questão é particularmente pertinente, uma vez que a posse do escudo é uma das principais questões do Soldado Invernal.

Steve deixou seus sentimentos claros antes de desistir, mas com Sam entregando o escudo no Episódio 1, a questão se torna um pouco mais turva.

Em última análise, Bucky afirma as opiniões de Steve sobre o assunto e, no processo, esclarece o mistério sobre o que ele sabia na conclusão de Vingadores: Ultimato.

Christopher Markus e Stephen McFeely, que escreveram o roteiro de Ultimato, afirmam que Buck e Steve discutiram o assunto antes de Steve ir embora.

O diálogo não está na tela, mas Bucky o revela quando diz “Vou sentir sua falta, amigo”. Quer fosse dito em voz alta ou não, ele não tinha dúvidas de que seu amigo não voltaria.

Isso deixa a questão do escudo, e quem se tornará o Capitão América daqui para frente. Quando Sam desistiu, isso deixou a porta aberta para Bucky reivindicar a propriedade e o legado de seu amigo.

Ele certamente seria uma opção melhor do que John Walker, e ele e Sam tinham um relacionamento muitas vezes contencioso naquele ponto.

Cena de Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)
Cena de Falcão e o Soldado Invernal (Reprodução / Disney+)

Como o amigo mais antigo de Steve e alguém que o conhecia há mais tempo e melhor do que qualquer pessoa no Universo Cinematográfico Marvel, ele poderia justificar tal decisão.

E ainda, em toda Falcão e o Soldado Invernal, e particularmente no Episódio 5, ele deixa claro que o escudo é de Sam; primeiro, entregando-o a ele no final da luta com Walker, e depois quando Sam está treinando na casa de sua irmã.

Quando Sam nota as complexidades do legado do escudo, Bucky responde:

“Quando Steve me contou o que estava planejando, acho que não entendemos como é a sensação de um homem negro receber o escudo. Como poderíamos? Eu devo um pedido de desculpas. Sinto muito”.

O diálogo refere-se deliberadamente à conversa não ouvida em Ultimato a que Markus e McFeely se referiram, na qual Steve confirmou que o escudo era de Sam.

Bucky tinha claramente feito as pazes com isso no momento em que os eventos do Episódio 5 aconteceram, e se certificou de que Sam soubesse em termos incertos. Sem sombra de dúvida, o escudo e seu legado pertencem ao Falcão.

Mas pode haver ainda mais do que isso. A confissão de Bucky sobre raça e a responsabilidade que ele assume por ela ecoam sua incerteza em Ultimato de maneiras muito pertinentes.

As últimas palavras de Steve para Bucky antes de voltar no tempo tinham o objetivo de tranquilizá-lo: “Vai ficar tudo bem, Bucky”.

Isso sugere que Bucky estava inicialmente incerto sobre a escolha de Steve, o que poderia ser explicado como um simples desprezo percebido.

Steve e Bucky voltam, e Sam é um amigo “mais novo”, então é compreensível que Bucky possa se sentir um pouco magoado com tudo isso.

No entanto, devido ao seu pedido de desculpas no Episódio 5 e aos temas centrais de representação da série, está claro que Bucky entendeu por que Steve escolheu Sam para continuar seu legado.

Fonte: CBR

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›