Estrela de Blade Runner diz que criou a fala mais icônica do filme

A estrela de Blade Runner, Edward James Olmos, diz que em um  improviso criou a fala mais icônica do filme. O ator também confessou que ficou surpreso que Ridley Scott, diretor do longa, não cortou do filme sua criação. 

Olmos é Gaff no clássico cult dos anos 80, que é classificado como ficção científica e atuou ao lado de Harrison Ford. 

Em entrevista ao site Screen Rant, Olmos falou sobre a sua criação.

“Eu escrevi isso. Foi muito divertido. Eu simplesmente não pude acreditar quando ele deixou”, disse ele. 

O ator também explicou como foi o seu processo de criação da fala e como isso tem relação com o fato de Deckard ser um replicante.

“Sim. É uma linha maravilhosa (…) ‘Você fez um trabalho de homem, senhor.’ Acho que foi uma das falas que escreveram (…) E então eu vou embora e digo, ‘Que pena que ela não vai sobreviver, mas, novamente, quem sobrevive?’ Eu sabia que Deckard era um replicante. Veja, eu sou o único que sabe naquele momento. No último momento em que Deckard está na tela existem quatro ou cinco cortes diferentes, mas se você for para a versão final [de Ridley Scott], no final, quando Deckard está saindo de casa e Rachel entra no elevador, ele olha para baixo e vê o unicórnio de origami. Ele percebe que Gaff estava lá. Porque aquele origami é algo que eu fiz; era minha assinatura. Então ele o pega, olha para ele e é um unicórnio, que era o seu sonho. Então ele sabe que eu conheço seus sonhos naquele momento”, contou o ator.

Gaff pronuncia a linha mais icônica do longa, como uma figura misteriosa e sombria que entra e sai do filme. Neste momento ele contracena com Ford, que é Rick Deckard e em uma das cenas finais do filme, ele diz a Deckard:

 “Pena que ela não viverá. Mas, então, quem vive?”

Esta fala de Olmos foi considerada  um dos versos mais profundos do filme, que revolve em volta de identidade, existencialismo e o que significa ser humano. 

Sequência

Apesar de aparecer na tela por apenas um pequeno período, Gaff de Olmos é um dos personagens mais lembrados do longa. 

O ator ainda reprisou o papel na sequência de 2017, dirigida por Denis Villeneuve, Blade Runner 2049, aparecendo em uma única cena oposta onde luta contra K, personagem de Ryan Gosling. 

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›