Especialistas dizem que armas de verdade não são necessárias em sets

Surge uma onda de protestos contra o uso de armas reais nas gravações após a morte de Halyna Hutchins no set de Rust. Depois do incidente a indústria de entretenimento passou a enfrentar a discussão sobre seu uso no set.

Leslie Grossman, atriz que atuou em quatro temporadas da série American Horror Story, conta que já foi chamada muitas vezes para atirar, mas usou apenas armas de borracha:

“Elas nunca são armas de verdade. Nove em cada 10 vezes, estou usando uma pistola de borracha”.

A exceção acontece quando a cena exige um close-up mais dramático, com uma arma disparando com um recuo físico. De acordo com Grossman em entrevista para a Variety, geralmente se usa uma arma de ar comprimido, com efeitos adicionados na pós-produção para aumentar a autenticidade.

A atriz explicou que na última temporada da série, ela usou apenas armas de borracha, mesmo quando ia atirar:

“Eu até disse: ‘Espere, isso vai parecer super falso?’ E eles dizem, ‘Oh, podemos consertar qualquer coisa mais tarde para que pareça super real’. E eles fizeram, e parecia realmente real”.

Michael Rooker em The Walking Dead (Reprodução)

The Rook, um drama policial da abc, passou a proibir o uso de armas de fogo reais dentro do set depois da tragédia de Rust. Já Eric Kripke, o showrunner de The Boys, uma série de super-heróis da Amazon, foi ao Twitter dizer que estava assumindo “uma promessa simples e fácil: nunca mais armas com balas em nenhum dos meus sets”.

Dave Cortese, senador estadual da Califórnia, declarou planejar uma legislação que proíba armas de fogo e munições reais em qualquer produção. No mesmo sentido, Michelle Lujan Grisham, governadora do Novo México, disse que o estado também tomaria tais medidas caso a indústria do entretenimento não adotasse a prática voluntariamente.

Além disso, foi lançada uma petição para proibir o uso de armas de fogo reais nas produções para cinema e TV, que já conta com quase 70 mil assinaturas. O cineasta Bandar Albuliwi, autor da petição, acredita que a prática de usar armas de fogo reais não vai continuar.

“Isso não deveria ter acontecido depois que Brandon Lee basicamente se matou. Hollywood não mudou em 30 anos. Mais uma vez, pensamos que tínhamos aprendido nossa lição sobre protocolos melhores com ‘Midnight Rider’. Isso causou uma pequena agitação, mas se dissipou. Isso fala muito sobre a nossa indústria porque, neste evento, isso só chamou a atenção porque envolveu um ator do escalão A como Alec Baldwin”, declarou o cineasta.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins morreu em uma tragédia no set de gravações do filme Rust. O incidente ocorreu quando Alec Baldwin disparou uma arma auxiliar.

O ator foi libertado depois do interrogatório sem nenhuma acusação. A produção do longa está paralisada depois do acidente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›