Entenda as homenagens que Pânico faz a outros filmes de terror

Pânico funciona muito bem como um filme de terror que incorpora elementos de investigação policial. Seus vilões são inspirados por personagens semelhantes de filmes de terror icônicos e seus protagonistas estão totalmente cientes do tipo de filme em que atuam, tornando Pânico também um clássico.

Saiba quais são as referências usadas no filme:

Quando um Estranho Chama (1979)

O tenso thriller de mistério de Fred Walton é mais notável por seus terríveis primeiros 20 minutos nos quais uma babá é assediada por uma ligação misteriosa que a polícia identifica como estando dentro de casa.

Toda a cena de abertura de Pânico, com Drew Barrymore como uma adolescente sozinha em casa atendendo ao telefonema de assassino brincalhão é uma perfeita homenagem ao clássico da década de 70.

Halloween – A Noite do Terror (1978)

O filme que estabeleceu o modelo para o subgênero que Pânico realmente satiriza e inspirou uma geração de cineastas de terror de baixo orçamento a tentar o seu próprio foi a obra-prima de John Carpenter em 1978, Halloween. Em Pânico, Jamie Kennedy assiste ao filme de Carpenter na festa em casa.

Cena de Halloween – A Noite do Terror (Reprodução)
Cena de Halloween – A Noite do Terror (Reprodução)

Psicose (1960)

Esta é uma obra-prima de Alfred Hitchcock que se torna um filme de terror em um ponto médio quando Marion é massacrada no chuveiro por Norman Bates, tornando-se também uma grande referência à franquia Pânico.

Billy Loomis cita o filme, “Todos nós ficamos um pouco loucos às vezes”.

Psicose: Divulgação

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Wes Craven não incluiu apenas referências a filmes de terror em Pânico. Ele também incluiu uma referência da comédia adolescente de Amy Heckerling reinventando a Emma de Jane Austen que acabara de chegar aos cinemas e capturara o espírito do momento um ano antes.

Stacey Dash e Alicia Silverstone (As Patricinhas de Beverly Hills (Reprodução)

Sexta-Feira 13 (1980)

Em Sexta-Feira 13, um grupo de adolescentes vai a um acampamento de verão abandonado e é morto, um a um, por um assassino invisível.

Quando o assassino Ghostface liga para uma desavisada Casey na cena de abertura de Pânico, ele faz a ela um monte de perguntas triviais sobre filmes de terror clássicos.

Ele a pega quando pergunta o nome do assassino de Sexta-Feira 13 e ela diz: “Jason”. Jason é o assassino em todas as sequências do filme, mas, na verdade, no primeiro, a assassina é sua mãe vingativa. Este erro crucial custa a vida de Casey.

Jason em Sexta-Feira 13 (Reprodução)
Jason em Sexta-Feira 13 (Reprodução)

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O filme de Jonathan Demme, é, até agora, o único filme de terror a ganhar o prêmio de melhor filme no Oscar.

Em Pânico, Billy diz a Sidney que seus problemas pessoais – particularmente a tristeza por perder a mãe – são semelhantes aos da personagem Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›