Veja todas as referências de jogos que existem em Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City

Lançado pela primeira vez em 1996 para Playstation, Resident Evil gerou várias sequências e spinoffs em várias plataformas, tornando-se a série de videogame mais vendida de todos os tempos da desenvolvedora Capcom.

Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City serve como um reboot para a franquia de filmes Resident Evil, projetada para trazê-la de volta às suas raízes nos videogames.

É natural, então, que o filme leve o público de volta para onde a narrativa de Resident Evil começou, fora dos muros da Mansão Spencer na cidade titular de Raccoon.

O filme reintroduz vários personagens clássicos, incluindo Claire Redfield (Kaya Scoledario), Ada Wong (Lily Gao) e o icônico Leon Kennedy (Avan Jogia).

O diretor Johannes Roberts construiu o filme sobre um alicerce de fan service, e o site Screen Rant fez uma lista com alguns Easter Eggs e referências do jogos Resident Evil, confira abaixo:

1 – O spray de primeiros socorros icônico de Resident Evil

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

Em uma homenagem a um dos itens mais usados no jogos Resident Evil, Bem-vindo a Raccoon City encontra espaço para apresentar o produto salva-vidas da empresa Umbrella. Na primeira cena do filme, um outdoor fora do orfanato de Raccoon City anuncia o spray curativo com um gráfico idêntico ao esquema de lata original usado no jogo de 1996. Embora nenhum dos personagens de Bem-vindo a Raccoon City tenha a chance de encontrar, comprar ou utilizar este item útil, este Easter Egg ainda é um aceno irônico para o kit de cura necessário para sobreviver ao jogo original da franquia de jogos de terror.

2 – O primeiro zumbi de Resident Evil

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

O jogo original aumentou a tensão do jogador magistralmente, com muitas das primeiras cenas e missões do jogo dedicadas inteiramente à exposição de Raccoon City. Não é nenhuma surpresa, então, que seja absolutamente angustiante quando o momento finalmente chega. Enquanto o jogador explora a Mansão Spencer, uma cena mostra um zumbi comendo um membro do esquadrão S.T.A.R.S. antes de virar lentamente e olhar para a câmera enquanto o horror de um surto de zumbis se instala.

Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City recria fielmente esta cena de jogo quadro a quadro, com Jill Valentine (Hannah John-Kamen) ficando cara a cara com um zumbi comedor de carne dentro da mansão. Além de incutir medo no público e permitir que toda a gama de efeitos detalhados de maquiagem zumbi (admiravelmente em CGI) utilizados no filme, a cena é também uma clara homenagem à primeira ação verdadeira de Resident Evil. Esta também não é a primeira vez que a franquia de filmes Resident Evil recriou essa cena, com Resident Evil de 2002 também tentando evocar a batida narrativa do videogame clássico.

3 – O cão zumbi de Resident Evil 1

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

O primeiro inimigo encontrado em Resident Evil de 1996 é um Doberman infectado espalhando o T-Virus por Raccoon City, que o jogador tem que destruir sem cerimônia antes de seguir para a mansão. Desde então, as criaturas zumbificadas se tornaram o esteio da série, com cada parcela apresentando animais mortos-vivos (geralmente cães) de alguma forma. Mesmo o veterano diretor de filmes de Resident Evil, Paul W. S. Anderson, não ousou contrariar essa tendência, com todos os seis de seus filmes Resident Evil apresentando pelo menos uma versão do clássico Cão Zumbi. Não é nenhuma surpresa, então, que Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City cumpre essa expectativa, apresentando um cachorro que é infectado depois de lamber o sangue de zumbi antes de morder seu dono, marcando o início da propagação do vírus em Raccoon City.

4 – O Lambedor

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

Apresentado pela primeira vez em Resident Evil 2 em 1998, o Lambedor rapidamente se tornou o vilão quintessencial de Resident Evil graças à sua boca aberta e movimentos deslizantes. O diretor de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City, claramente jogou este título, com a introdução do Lambedor em seu filme espelhando exatamente a primeira cena da criatura no segundo jogo Resident Evil. Enquanto Leon caminha pela mansão, o Lambedor se contorce no teto acima dele, evocando o pavor da cena original de 1998.

5 – Orfanato de Raccoon City

Resident Evil (Reprodução)
Resident Evil (Reprodução)

Uma das homenagens mais óbvias de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City é a aparição do orfanato de Raccoon City no filme, que parece idêntico aos seus homólogos de videogame. O guaxinim azul e a girafa vermelha com um brasão estranho são inconfundíveis, com o design do portão do orfanato visto pela primeira vez nos remakes de Resident Evil 2 e 3. Até mesmo o propósito do orfanato em si foi transportado dos videogames, com o orfanato ainda servindo sombriamente como uma fachada para experiências com crianças no filme Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City.

6 – Roupas originais de Claire e Leon

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

Nota máxima para o departamento de fantasias de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City aqui, com a icônica jaqueta de couro vermelha de Claire e o colete da polícia de Leon combinando com as primeiras roupas dos personagens na série de videogame. A jaqueta vermelha de Claire era sinônimo dos dois primeiros jogos Resident Evil antes de sua jaqueta virar marrom, enquanto Leon tinha um colete de polícia desbloqueável como sua segunda opção de roupa (completo com pontos de vida extras) no meio de Resident Evil 2. Ambos os trajes evocam instantaneamente memórias de como atravessar os corredores da Mansão Spencer, o que significa que eles se sentem perfeitamente em casa na narrativa de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City.

7 – Coceira. Saboroso.

Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)
Cena de Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (Reprodução)

O público que assistiu a Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City pode, incidentalmente, ter ficado mais perturbado com a cena em que Claire Redfield tem um encontro terrível com sua vizinha. Enquanto Claire e a mulher fazem contato visual através de uma janela encharcada de chuva e úmida, a estranha mulher rabisca a frase “coceira saborosa” com sangue no vidro. É algo angustiante, mas essa combinação estranha e arrepiante de duas palavras carrega um significado muito maior dentro do cânone de Resident Evil.

No primeiro videogame Resident Evil, os jogadores que exploram a mansão Spencer tiveram a oportunidade de encontrar um diário na ala oeste do edifício. Revela-se que o proprietário anterior do diário é um funcionário da Umbrella, cujo diário narra os efeitos colaterais doentios de um de seus experimentos quando o T-Virus é liberado. As últimas anotações do diário retornam ao que o funcionário da Umbrella (apelidado de “O Guardião”) está sentindo, com as palavras finais rabiscadas no diário simplesmente dizendo “Coceira. Saboroso”. Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City utiliza esta fatia icônica da tradição dos videogames do final dos anos 90 com grande efeito, criando uma cena nova e aterrorizante a partir de um momento icônico do videogame.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›