Disney repetirá em Raya o mesmo erro que cometeu com Elsa? Entenda

A sexualidade de diversos personagens do cinema começou a ser ponto de discussão entre fãs em uma era onde questões de representatividade passaram a se tornar importantes. Uma dessas personagens é a Elsa, de Frozen.

Sua sexualidade tem sido tópico de questionamentos desde que o filme foi lançado em 2013 e retornou em Frozen 2. A Disney, entretanto, não deixou nada claro para o púbico, mesmo que isso fosse bastante esperado.

Agora, o público está especulando sobre a sexualidade da personagem protagonista de Raya e o Último Dragão, deixando claro que a Disney está repetindo o mesmo erro que cometeu com Elsa.

Embora o filme dirigido por Don Hall e Carlos López Estrada esteja sendo elogiado por apresentar a primeira heroína do sudeste asiático da Disney, um artigo do site Screenrant explica que a falta de clareza da empresa a respeito da representatividade LGBTQ+ é um erro que já não deveria ser mais cometido.

Do que trata o filme?

Raya e o Último Dragão conta a história de um reino fictício conhecido como Kumandra, que é composto por cinco regiões distintas baseadas em culturas do sudeste da Ásia.

Raya é a princesa de Coração e recebe a missão de encontrar o último dragão sobrevivente, Sisu, após o retorno dos monstros Druun do mal, que destruíram a Terra.

Na jornada para alcançar tal feito e colecionar as peças da Pedra do Dragão, uma orbe que tem o poder de reviver as pessoas, Raya se encontra com Namaari, que é uma princesa guerreira rival de Fang.

Elas duas se tornam inimigas a princípio até que Namaari decide se juntar à missão de ajudar Raya a salvar seu mundo.

E a representatividade, onde entra?

A atriz Kelly Marie Tran, dubadora de Raya, confirmou em entrevista que acredita que sua personagem é lésbica, e ainda disse que a dublou como se houvesse “alguns sentimentos românticos acontecendo lá”.

Por outro lado, ela afirma que a falta de representativade LGBT+ entre heroínas ainda é uma tendência na Disney, o que gera as críticas em torno de Elsa e de Raya, como se a empresa ainda não estivesse preparada para abordar o assunto abertamente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›