Diretor usou truque esperto para fazer Titanic parecer gigante em filme; saiba qual

O cineasta James Cameron relembrou a produção de Titanic, e revelou um truque ‘esperto’ para fazer os cenários parecem mais grandiosos.

Se você não era nascido, saiba que o longa foi um dos filmes mais caros da época. A engenharia complexa e os recursos para criar os sets e sequências gigantescos contribuíram para o alto custo do filme.

“O tamanho de tudo era além do que podíamos imaginar. Na época, pensamos que o filme nunca recuperaria o investimento. Mas adivinha?” disse Cameron ao Los Angeles Time para o lançamento da versão em 4K (Blu-ray).

Para controlar o orçamento, o produtor Jon Landau revelou que chegou a economizar US$ 750 mil ao descartar uma réplica do navio que tinha três tipos de inclinação. Optaram por dois outros sets — um para cenas pré-iceberg e outro inclinado a seis graus, simulando o naufrágio.

James Cameron (Reprodução)
James Cameron (Reprodução)

Mas o truque real foi a escolha do elenco. A estratégia usada foi crucial para parecer que o navio era absurdamente grande.

“Só contratamos figurantes baixinhos para dar a impressão de um set maior,” disse Cameron. “Ninguém acima de 1,70m foi contratado. Isso foi praticamente uma economia de um milhão (em cenário)”.

Titanic
Titanic partiu-se ao meio. (Reprodução)

Titanic estreou em dezembro de 1997 e foi o filme de maior bilheteria até Cameron superar seu próprio recorde com Avatar em 2009.

“Se o estúdio tivesse decidido, teriam cortado o naufrágio inteiro,” adicionou Cameron.

“O mais inteligente foi fazer o naufrágio por último. Não foi estratégico, foi apenas porque afundamos o set por último para que ficasse melhor no dia seguinte.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›