Realidade virtual ajudou na criação de cena de perseguição em Batman

O diretor de Batman, Matt Reeves, explicou como ele utilizou a tecnologia de realidade virtual para mapear a sequência de perseguição do Batmóvel em seu filme.

A cena de ação foi filmada praticamente com poucos efeitos visuais, colocando Batman (Robert Pattinson) em um carro turbinado em uma caçada pelo Pinguim (Colin Farrell).

Em uma entrevista para o ReelBlend, Reeves contou como uma ferramenta de VR ajudou o coordenador de dublês Rob Alonzo e o diretor de fotografia Grieg Fraser a realizar a perseguição de carros inspirada nos filmes policiais dos anos 1970.

“Eu queria que fosse uma coisa prática que parecesse uma perseguição dos anos 1970, como The French Connection ou Bullitt. Eu queria montagens rígidas porque quando o carro treme, eu queria que a câmera tremesse, e queria que ela parecesse sólida e presa a ela”.

Reeves e Alonzo encenaram a sequência em VR, antes do diretor poder filmá-las. Reeves acrescentou:

“[Alonzo] me levou por todos os lugares possíveis. Tínhamos digitalizado a rota e podíamos jogar em uma espécie de loop qual era o caminho do Batmóvel, e eu podia ver as cenas em VR antes mesmo de filmá-las. Eu configurei todas essas cenas basicamente de antemão, e fizemos esse storyboard maluco que foi feito de capturas de tela de VR, das lentes que encontramos. E então foi um processo incrivelmente envolvente”.

Cena de Batman (Reprodução / DC)
Cena de Batman (Reprodução / DC)

Explosões eram de verdade

Anteriormente em uma entrevista para o ComicBook, Matt Reeves contou outros detalhes da criação da cena de perseguição de carro.

“Essa coisa toda, é Colin na verdade no carro real e estamos no que é chamado de 50 50. Pegamos a câmera montada na lateral e essas explosões estão realmente acontecendo atrás dele e ele está reagindo a elas. Muito do que você está vendo nessa coisa é super, super fundamentado e real, porque fizemos isso de verdade. Na verdade, pulamos o Batmóvel pelo fogo como se aquela cena fosse real, não é uma cena em CG. Essa é uma daquelas coisas, estou sempre assumindo que as pessoas vão ver e vão dizer, ‘Ah, quer saber? Isso é apenas uma imagem CG. Legal, tanto faz. Mas aquela cena quando você está olhando a dele no Maserati, naquele tipo de espelho lateral e o Batmóvel está passando pelas chamas, nós fizemos isso”.

Batman (The Batman) está em exibição.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›