Diretor não quis dirigir Duna porque seria filmado no México

Duna de Denis Villeneuve é uma das grandes apostas do próximo Oscar. O filme fez muito sucesso e já tem uma sequência garantida. O que ninguém sabe é o que o diretor de Casa Gucci, Ridley Scott, poderia ter sido o responsável por trazer o longa de ficção científica às telas.

Scott foi contratado para dirigir a adaptação do romance dos anos 80 de Frank Herbert . O diretor pretendia dirigir Duna, mas pulou fora do projeto por conta das possíveis locações das filmagens e em entrevista à Total Film ele detalha melhor esta história:

“Dino [De Laurentiis] me colocou nisso e aí dissemos: ‘Fizemos um roteiro, e o roteiro é muito bom’. Então Dino disse: ‘É caro, vamos ter que fazer no México. ‘Eu disse:’ O quê! ‘Ele disse:’ México ‘. Eu disse: ‘Sério?’ Então ele me mandou para a Cidade do México. E com o maior respeito à Cidade do México, naquela época [era] muito complicado. Eu não amei isso. “

Dino De Laurentiis era o produtor do projeto original de Duna que adquiriu os direitos para a versão dos anos 80 não muito bem sucedida. O diretor chegou a ir ao México, mas desertou do projeto ao ver o tamanho da dificuldade:

“Eu fui para o estúdio na Cidade do México, onde os pisos eram de terra no estúdio. Eu disse: ‘Nah, Dino, não quero tornar isso uma dificuldade’. E então, na verdade, recuei e mudei para Lendas do Crime com Tim Curry e Tom Cruise.”

Sting em Duna de David Lynch (Reprodução)

Scott pretendia dirigir o longa, entre seus outros dois clássicos de ficção científica, Alien e Blade Runner.

Apesar de ter se afastado do projeto por não querer filmar no México, Scott garante que sempre considerou o longa uma boa proposta:

“Sempre foi filmável. Tive um escritor chamado Rudy Wurlitzer, da família Wurlitzer. Ele escreveu dois filmes: Corrida Sem Fim com James Taylor e Billy the Kid , que tinha Bob Dylan e Kris Kristofferson. Fizemos um ótimo trabalho ao assumir Duna, porque nos primeiros dias eu trabalhava muito, muito de perto com o roteirista. Eu estava sempre concentrando a aparência do filme no que ele ou ela estava escrevendo. ”

Dino De Laurentiis acabou chamando David Lynch para dirigir sua adaptação de Duna. O filme foi um fracasso de crítica e bilheteria, tanto que o diretor queria que seu nome fosse retirado do filme, já que o estúdio reduziu seu orçamento durante a produção e não lhe permitiu o privilégio de corte final.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›