Diretor detona filmes de terror dos anos 1990: “Não assustam”

Hollywood tinha perdido a ousadia, diz cineasta

Os criadores de A Bruxa de Blair só tiveram a ideia do filme, que hoje em dia é uma referência de gênero, porque achavam que o terror estava “perdido”.

A Bruxa de Blair
A Bruxa de Blair (Reprodução)

Eduardo Sanchez e Daniel Myrick inovaram e popularizaram o found footage com o filme, e levaram nova vida para um gênero que, naquela década, estava em decadência.

Daniel revelou em entrevista para o Comic Book que o projeto nasceu da necessidade dele e de Eduardo de serem realmente aterrorizados no cinema.

“Não foi porque ficamos frustrados ou irritados, só achávamos que os produtores de filmes não estavam se esforçando e sim fazendo qualquer coisa”.

“Isso fazia parte de todos os subgêneros na época; qualquer filme que você fosse ver, as pessoas anunciavam, igual foi com Navio Fantasma… Eles diziam que era ‘o filme mais assustador dos últimos tempos’, e você assistia e pensava: ‘isso não dá medo nenhum’. Eles podiam até ter um sustos e uns momentos que você sabe que vai gritar, […] mas não era um assustador igual O Exorcista, ou A Profecia. Eu quero ficar profundamente assustado, e senti que os filmes mainstream não estavam mais fazendo aquilo. Seja que Hollywood não estivesse se arriscando mais ou não queria abordar temas polêmicos, parecia só que os filmes estavam se autorreferenciando e não se levavam mais a sério.”

Franquia deveria voltar às origens, diz cineasta

A Bruxa de Blair (Reprodução)
A Bruxa de Blair (Reprodução)

Eduardo disse que acha que as sequências foram pelo caminho errado, e quiseram continuar a história do original e reproduzir seu sucesso, em vez de criar sua própria marca.

Para ele, a melhor parte a ser explorada são as origens da Bruxa e como ela surgiu:

“Eu acho que a franquia de A Bruxa de Blair deveria ter feito um caminho inverso. Poderíamos ter feito vários filmes de época com pedacinhos da mitologia e elementos da história. Eu sempre quis fazer a história original de como a Elly Kedward foi considerada culpada e banida para a floresta, e o que aconteceu na cidadezinha de Blair nos anos 1700”.

A Bruxa de Blair (1999) está disponível no Star+. A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras pode ser visto no Paramount+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›