Diretor afirma que sequências de Jurassic Park não deveriam existir

Colin Trevorrow explicou por que Jurassic Park é "infranquiável"

Quando lançado em 1993, Jurassic Park, de Steven Spielberg foi estrondoso sucesso dos cinemas. Michael Crichton publicou dois livros sobre ilhas com dinossauros, e consequentemente um segundo filme lançado.

A franquia jurássica continuou através de mais quatro filmes, terminando em Jurassic World: Domínio. Contudo, para o diretor Colin Trevorrow, os filmes anteriores nunca deveriam existir.

Em uma entrevista para o Empire, ele explicou sobre ter que mudar a fórmula de Jurassic Park para que a história continuasse, e como Domínio é um filme diferente de todos os anteriores.

“Eu fiz especificamente algo diferente dos outros filmes para mudar o DNA da franquia. Os cinco filmes anteriores são enredos sobre dinossauros. Este é uma história sobre personagens em um mundo em que coexistem com os dinossauros. Para que a franquia possa seguir em frente – porque é inerentemente infranquiável, provavelmente deveria ter havido apenas um Jurassic Park – mas se vamos fazer isso, como posso permitir que eles contem histórias em um mundo em que os dinossauros existem, em oposição a isso, aqui está outra razão pela qual estamos indo para uma ilha?”

Trevorrow ainda comentou na entrevista sobre como ficou surpreso com a Universal Pictures anunciar que Domínio é o final da franquia.

“Eu nunca soube que este era o fim da franquia até ver o marketing. Esses caras são brilhantes no que fazem, mas para mim acho que poderia ter sido mais claro se eles tivessem dito ‘O fim de uma era’, em oposição a tudo isso. Porque, independentemente da abordagem cínica – é claro que eles vão querer ganhar mais dinheiro, que é o que Jurassic World era – um novo fã de dinossauros nasce todos os dias. As crianças merecem esses filmes, e os jovens cineastas crescem com essas histórias – como Peter Pan e O Mágico de Oz e mundos aos quais voltamos constantemente”.

Como o pensamento de Trevorrow faz sentido

Rexy em Jurassic World: Domínio (Reprodução / Universal Pictures)

O pensamento de Colin Trevorrow sobre os filmes entre Jurassic Park e Jurassic World: Dominio talvez nunca precisassem existir faz sentido.

Jurassic Park encerra a história de forma satisfatória, sem abrir espaço para uma continuação. E se fosse seguir a risca a história do livro, nem mesmo dinossauros existiriam na Ilha Nublar para haver algum retorno para ela.

Algo sempre apontado nos filmes da franquia é que é uma repetição de pessoas indo para um ilha para fugir de dinossauros, mesmo com a atualização de colocar dinos híbridos, a formula básica continuou a mesma.

Com isso, logo após os eventos de Jurassic Park ou Jurassic Park 2, a história poderia pular diretamente para Domínio.

Sem a InGen controlando as ilhas Nublar e Sorna, poderiam mostrar diretamente a interferência da Byosin sobre a vida dos dinossauros, e seus planos de manipulação genética.

Consequentemente, colocando Alan Grant, Ellie Sattler e Ian Malcolm como protagonistas tentando evitar que a Byosin cometa os mesmo erros da InGen.

Fonte: Empire

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›