David Junior conta que foi difícil achar referências de médicos negros

A quarta temporada de Sob Pressão estreia hoje (12/08) e a nova trama traz mais desafios para a equipe que protagoniza o drama médico. Um dos personagens centrais da história é o neurocirurgião Mauro, interpretado por David Junior.

A primeira aparição do personagem na série foi em 2020 no especial Plantão Covid, que ilustrou a luta dos profissionais de saúde no enfrentamento do corona vírus dentro dos Hospitais de Campanha. Agora, Mauro passa a integrar e elenco fixo de Sob Pressão e com uma trajetória independente.

David conta que é um desafio desenvolver o papel quando cresceu na periferia e teve poucas referência de médicos negros.

“Para mim, sempre foi algo inatingível. O topo do sucesso, na minha concepção da adolescência, era ser médico.”

O ator afirma que sempre foi difícil encontrar um médico negro atuando, principalmente na sua adolescência. Ele se lembra de ter sido atendido por apenas um:

“De maneira geral, eu tive uma relação com um médico negro durante a vinda vida inteira enquanto paciente. Em um momento da vida, quando eu estava competindo, sofri um acidente de bicicleta, abri a perna e precisei de uma sutura. Quando ele chegou, eu, na minha ignorância, achei que ele era qualquer coisa, menos médico. Quando ele disse que era médico, foi um choque imediato”. 

David reconhece que é um absurdo para ele enquanto pessoa negra pensar isso, mas explica que, para quem vive nas periferias, a medicina é vista como uma profissão inatingível. “Ou você se para de estudar para passar em um concurso público ou paga uma mensalidade em tempo integral. Não tem como trabalhar e estudar. Coisa que você enquanto periférico não tem.”

Na busca por referências para criar o seu personagem, David conta que imergiu na vida de grandes profissionais de saúde, como Ivan Santana, chefe do hospital Miguel Coito.

“Fui à casa dele e fiquei trocando ideia sobre o que foi a vida como médico para chegar nesse lugar. Também conversei com o Rafa, um médico residente, se formando agora”.

O ator agradece a oportunidade de viver o médico real e diz acreditar que seu papel na série representa um ato político.

“É muito gratificante representar esses 56% da população dessa maneira para servir a vida, cuidar de vidas, e não tirar vidas e perder vidas, o que a gente vê geralmente um homem preto representar na dramaturgia”.

A nova temporada de Sob Pressão estreia hoje na TV Globo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›