Criadora de A Casa Coruja explica por que Disney cancelou a série

A Casa Coruja (The Owl House) é uma das séries animadas que mais recebeu destaque na Disney recentemente, principalmente por abordar temas LGBTQ+ com naturalidade.

O desenho animado conseguiu chegar até a terceira temporada, contudo, a Casa do Mickey Mouse decidiu não continuar o programa. Dana Terrace, a criadora de A Casa Coruja, esclareceu o motivo da Disney não continuar com a série.

De acordo com o CBR, em um comunicado postado no Reddit, Terrace explicou que o cancelamento do programa não foi devido aos índices de audiência ou à pandemia do coronavírus (COVID-19), mas porque a série não se encaixa na marca Disney.

“No final do dia, há alguns empresários que supervisionam o que se encaixa na marca Disney e um dia um deles decidiu que [A Casa Coruja] não se encaixava nessa ‘marca’. A história é serializada (APENAS em comparação com qualquer anime comum lmao), nosso público fica mais velho, e isso simplesmente não combinava com os gostos desse cara. É isso! Não é louco? Realmente mói minhas entranhas, ferve meu cérebro, chuta minhas canelas, todas as coisas. É uma merda, mas é o que é”.

Terrace também abordou as preocupações sobre a série ter sido cancelada devido à sua representação LGBTQ+, ao que ela explicou que, embora houvesse problemas com a exibição do programa em certos países, ela não “assumiria má fé contra as pessoas com quem trabalho em Los Angeles”.

Enquanto a pandemia em curso forçava quase todos os programas da Disney a “apertar o cinto”, com episódios cortados e orçamentos limitados, A Casa Coruja “levou a maior bala e não me foi dada a opção de uma 4ª temporada quando os parques abrem novamente”, de acordo com Terrace.

“Eles só queriam terminar com ACC e esta era a chance perfeita para isso. Até mesmo conseguir a temporada 3 de consolação foi difícil, aparentemente. Difícil dizer, eu não tinha permissão para participar de nenhuma conversa até que eu apenas tivesse… dito. Nem mesmo tive permissão para apresentar meu caso”.

O Disney Channel encomendou uma terceira temporada encurtada da série de animação, anunciando em maio de 2021 que a temporada consistiria em três especiais de 44 minutos.

Terrace também escreveu em sua declaração que a decisão de encerrar A Casa Coruja após a 3ª temporada foi tomada antes do final da primeira temporada do programa.

“Nossas avaliações foram BOAS (para um programa de canal durante a guerra de streamings lmao), mas também foram incompletas. Essa decisão foi tomada, que eu saiba, antes da estreia [da 1ª temporada, episódio 18, “Agony of a Witch”] e BEM antes de estarmos no Disney+”.

“Em qualquer caso, ainda há muitos episódios incríveis de ACC para sair, e todo o apoio é visto e apreciado. Não apenas apoia a equipe, mas também incentiva os estúdios a assumirem riscos maiores em programas que estão chegando ao fim. E, quem sabe? Talvez haja um futuro para o mundo de A Casa Coruja se a DTV tiver diferentes pessoas no comando”.

A Casa Coruja foi recentemente premiado com um Peabody por “construir um outro mundo descontroladamente inventivo que abre espaço para todos e dá às crianças queer um modelo de boas-vindas ao lado do qual explorar suas próprias energias criativas nascentes”.

A série foi comemorada por sua representação LGBTQ+ do Disney Channel e outros animadores semelhantes, incluindo o criador de Gravity Falls, Alex Hirsch, que parabenizou Terrace por contar a história LGBTQ+ que ele não poderia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›