Criador de The Walking Dead explica porque série não usa o termo zumbi

O criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, explicou por que os quadrinhos, mas não a série de televisão, usam o termo “zumbis”.

Em edições anteriores da saga de quadrinhos de Kirkman influenciada pelas obras do cineasta George A. Romero de A Noite dos Mortos-Vivos, os personagens chamam os mortos-vivos comedores de carne de “zumbis”, mais comumente usando os apelidos de “vagabundos”, “espreitadores”, e “caminhantes”.

O universo The Walking Dead da AMC nunca usou a palavra “zumbi”. Os sobreviventes do apocalipse zumbi na série de TV costumam nomear os mortos reanimados como “caminhantes” (walkers, em inglês), os “infectados” (infected, inglês) em Fear the Walking Dead e “vazios” (empties, em inglês) em The Walking Dead: World Beyond.

De acordo com o site ComicBook, na última edição de Cutting Room Floor with Robert Kirkman publicada em The Walking Dead DELUXE # 30, o criador da franquia escreveu sobre o uso da palavra “zumbi” no universo dos quadrinhos e por que ela não existe no universo da televisão :

“Eu comecei os quadrinhos sem realmente usar [o termo ‘zumbi’]. Eu estava dançando em torno dele principalmente. Acho que Glenn diz isso algumas vezes, mas eram na maioria escorregões. Então eu vim com a terminologia ‘espreitadores’ e ‘vagabundos’. Depois de um tempo, porém, parecia bobo apenas continuar usando-os repetidamente. Então, quando eu entrei na adolescência e nos anos 20 no livro, pensei: ‘Dane-se, eles são zumbis, vou começar fazer as pessoas chamá-los de zumbis. Quem se importa'”.

Quando a AMC Networks adaptou a HQ de 2003 para a televisão em 2010, foi o desenvolvedor da série e showrunner original Frank Darabont que “não quis usar o termo [‘zumbi’], sentindo que isso não existiria em um mundo onde não existe zumbis de ficção”. Kirkman acrescentou:

“E realmente, para que essa história funcione, você não pode simplesmente ter pessoas dizendo, ‘Você atira na cabeça deles, sabe … assim como os zumbis dos filmes de Romero!’. Então você TEM que assumir que este é um universo onde George A. Romero não criou o zumbi moderno. Então, nós criamos o termo ‘caminhantes’ para o show”.

Reprodução / Image Comics
Reprodução / Image Comics

Kirkman lançou uma série em preto e branco da Image Comics como uma sequência de A Noite dos Mortos-Vivos de Romero, estabelecendo o livro na década de 1960.

Em The Walking Dead # 1: 10th Anniversary Edition de 2013, Kirkman incluiu sua proposta original de cinco páginas que ele chamou de “estreia de filme de terror” que foi “terrivelmente clichê”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›