Covid-19: regras sobre vacinas podem mudar radicalmente em sets de gravação

As regras sobre vacinação irmão mudar nos sets de gravação nos Estados Unidos. De acordo com o site Prazo, um novo acordo entre os sindicatos de Hollywood e as principais produtoras cinema e TV exigirá vacinação contra o Covid-19 de maneira generalizada.

Os novos protocolos de segurança sanitária para o setor permitirão aos produtores implementar políticas de vacinação obrigatória para o staff e elenco em um espaço determinado para a aplicação.

A  área onde o elenco  trabalha sem máscara  é chamada de Zona A, sendo o espaço mais restritivo das zonas de trabalho seguras nos sets. O acesso a este local só seria possível após aplicação da vacina, neste caso.

A DGA -Directors Guild of America Awards- anunciou hoje as mudanças nos protocolos de retorno ao trabalho no cinema e na televisão. Os procedimentos anteriores haviam expirado em  30 de junho.

“Embora esperássemos reduzir ainda mais muitos dos protocolos, as crescentes taxas de infecção simplesmente não nos permitiam fazê-lo neste momento. Como desde o início, continuamos a confiar na ciência com o objetivo de permitir que a produção continue enquanto reduzimos o risco de transmissão do Covid-19 no set”, afirmou o DGA em um comunicado.

Os novos protocolos incluem também alterações na frequência que elencos e equipes precisarão ser testados nos Estados Unidos e Canadá, assim como alterações nos requisitos de máscara ao ar livre e protocolos atualizados de horário de refeição.

A quantidade de testes exigidos para funcionários vacinados diminui com os novos regulamentos. Outra alteração também é a exigência de refeições embaladas individualmente, a partir de agora refeições em estilo buffet serão permitidas apenas para funcionários vacinados.

Este novo acordo chega após o SAG-AFTRA adotar diretrizes rígidas, que inclusive permitem aos empregadores o poder de exigir a vacinação dos funcionários.

Ryan Reynolds se vacinando (Reprodução / Twitter)

As atualizações do acordo permanecerão em vigor até 30 de setembro de 2021. Entre os órgãos e companhias envolvidas estão:  Alliance of Motion Picture & Television Producers e a DGA, SAG-AFTRA, IATSE, os Teamsters e os Basic Crafts.

É válido lembrar que  a incidência de Covid-19 é muito baixa nos Estados Unidos e Canadá em comparação com a atual situação brasileira.

O DGA também afirma:

“Os produtores devem estabelecer uma forma de identificar clara e visivelmente o direito de um funcionário de trabalhar de acordo com os protocolos para indivíduos totalmente vacinados. A prova de vacinação pode ser estabelecida por 1) um cartão de vacinação digital, um sistema de passaporte sancionado pelo governo (por exemplo, New York Excelsior Pass), um sistema mantido pelo provedor de vacinação ou um sistema que verifica o status de um indivíduo contra registros governamentais; ou 2) produção de carteira de vacinação física. ”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›