Como The Big Bang Theory conseguiu fazer tanto sucesso sendo tão problemática?

Série conquistou uma base de fãs leais

The Big Bang Theory é conhecida por ter uma série de problemas no seu texto em função das falas racistas, machistas e homofóbicas dos seus personagens, mas, ainda assim, a série conseguiu se tornar um verdadeiro sucesso.

A série terminou em 2019, com 12 temporadas, mas sua finalização não teve nada a ver com problemas nos índices de audiência ou em sua popularidade. A decisão de finalizar chegou quando o ator Jim Parsons decidiu não participar mais.

Mas como se deu tanto sucesso?

Ainda que não tenha chamado a atenção do público tão rapidamente, a série ‘estreou na hora certa’ e sempre esteve no horário nobre da CBS.

No final dos anos 2000, os filmes de quadrinhos e a cultura nerd, de um modo geral, estavam se tornando ainda mais populares graças aos lançamentos dos filmes do Batman de Christopher Nolan e o nascimento do MCU em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro.

Simon Helberg como Howard e Kunal Nayyar como Raj em The Big Bang Theory
Simon Helberg como Howard e Kunal Nayyar como Raj em The Big Bang Theory (Divulgação / CBS)

Assim, à medida que os super-heróis se tornaram uma grande parte da cultura pop, novos fãs foram atraídos por um programa que regularmente fazia referência aos mesmos personagens e histórias também.

Por exemplo, The Big Bang Theory frequentemente fazia referência a eventos do mundo real e os incluía em seus episódios, como o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, em 2015.

Além disso, a série também começou a ser reprisada em 2010 e aqueles que, inicialmente, não estavam interessados puderam passar a assistir.

Com narrativas facilmente digeríveis aliadas ao seu humor acessível, era fácil de assistir, pois o público não precisava se comprometer a assistir a uma temporada inteira para entender o enredo e se divertir, já que cada episódio em si era divertido e bem-humorado.

Penny (Kaley Cuoco) e Leonard (Johnny Galecki) em The Big Bang Theory (Reprodução)
Penny (Kaley Cuoco) e Leonard (Johnny Galecki) em The Big Bang Theory (Reprodução)

Vale notar também que o elemento científico de The Big Bang Theory despertou o interesse daqueles que já estavam intrigados com os respectivos campos de estudo dos personagens.

Pelo menos em suas temporadas anteriores, os garotos faziam experimentos divertidos ou se entregavam aos seus mais recentes interesses nerds, se divertindo ao mesmo tempo.

O papel do streaming

Uma outra coisa que ajudou a popularizar a série ainda mais foi sua disponibilidade em sites de streaming como Netflix e HBO Max, que ajudaram a ampliar ainda mais seu alcance, com mais pessoas podendo assistir em seu próprio tempo.

Dada a sua popularidade duradoura, é seguro dizer que a série poderia ter continuado por mais algumas temporadas se Parsons tivesse decidido ficar.

The Big Bang Theory está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›