Como os filmes da saga Crepúsculo conseguiram ganhar tanto dinheiro?

Filmes arrecadaram mais de 3 bilhões só nos cinemas

Os filmes da saga Crepúsculo conseguiram alcançar uma marca impressionante de dinheiro nas bilheterias entre o lançamento do primeiro filme, em 2008, e a chegada do último em 2012.

Mesmo enfrentando críticas péssimas, a saga conquistou bilhões de dólares e ainda elevou seus atores principais ao posto de estrelas.

No entanto, não houve nenhuma série de vampiros antes ou depois que tenha sido capaz de igualar ou superar o impacto da saga Crepúsculo.

Edward Cullen (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)
Edward Cullen (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)

Mas afinal, quanto dinheiro a saga Crepúsculo arrecadou de verdade?

Considerando que, em dólares, o filme original arrecadou 400 milhões, Lua Nova faturou 700 milhões, Eclipse fechou suas exibições com 698 milhões, Amanhecer Parte 1 faturou 712 milhões, e Amanhecer Parte 2 fechou a saga faturando 829 milhões, toda a saga Crepúsculo deixou os cinemas com um total bruto de mais de US$ 3,3 bilhões.

Isso sem contar outras formas de exibição e faturamento até hoje, como streaming e produtos licenciados.

O filme Crepúsculo mais subestimado por ter sido o primeiro e não ter sido lançado com tanta expectativa.

Eclipse, foi o menos bem sucedido financeiramente da série, mas ainda está classificado como o 134º filme de maior bilheteria já feito. A título de referência, essa é uma classificação mais alta do que o filme Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra.

A saga também conseguiu a rara façanha de ganhar mais dinheiro com cada nova sequência que a série lançou, exceto por Eclipse, com Amanhecer – Parte 2 ganhando mais que o dobro do que o Crepúsculo original ganhou.

Crepúsculo (Divulgação)
A Saga Crepúsculo: Lua Nova (Divulgação)

Por que os filmes de Crepúsculo ganharam tanto dinheiro?

Existem vários fatores que tornaram possível o sucesso da franquia, incluindo muitas decisões inteligentes de marketing, mas o fator preponderante foi o timing, segundo o site ScreenRant.

Os filmes chegaram na hora certa e foram direcionados ao público alvo certo. A adaptação do primeiro filme foi cancelada pela Paramount e atrasou toda a chegada da saga aos cinemas, mas isso acabou sendo positivo.

O primeiro filme estreou justamente depois da publicação do último livro da franquia, Amanhecer (em 2 de agosto de 2008).

Assim, os filmes de Crepúsculo capitalizaram o curto período em que pré-adolescentes e adolescentes não tinham vergonha de seu amor pela série.

Cena do filme Crepúsculo (Divulgação)

A saga só foi se tornar considerada digna de constrangimento quando os adolescentes já haviam envelhecido, mas também já tinham assistido.

De todo modo, a franquia se consagrou como uma das mais bem-sucedidas da história mais recente do cinema e continua disponível na Netflix para os fãs que não têm vergonha de assistir (ou para aqueles que preferem assistir escondido mesmo.)

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›