Como Jurassic Park criou os sons dos dinossauros vai te surpreender

Quando pensamos em Jurassic Park, é impossível não se lembrar do icônico rugido da T-Rex e rosnados dos Velociraptors.

Mas você sabia que esse som ameaçador foi criado a partir de uma combinação de diversos sons de animais?

Descubra como o designer de som Gary Rydstrom utilizou sons inusitados para dar vida aos dinossauros do filme.

O poderoso rugido da T-Rex

Cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal)
T-Rex em cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal)

De acordo com o Vulture, para criar o rugido ameaçador da T-Rex, Rydstrom iniciou uma busca da combinação perfeita que transmitisse a raiva, tamanho e maturidade do gigantesco dinossauro.

Para isso, ele usou o som de um bebê elefante. Segundo ele, desacelerar o som de um animal pequeno pode parece mais interessante do que o som de um animal adulto.

Contudo, entre os sons mais inusitados, destacou-se o rosnado de um cachorro da raça Jack Russell Terrier. Rydstrom gravou o som de seu próprio cachorro brincando com um corda, que parecia querer matar uma presa.

A conversa entre os raptores

Robert Muldoon (Bob Peck) e Velociraptor em Jurassic Park (Reprodução)
Robert Muldoon (Bob Peck) e Velociraptor em Jurassic Park (Reprodução)

Em Jurassic Park, as Velociraptors são descritas como animais incrivelmente inteligentes e até parecem que conversam entre elas.

Rydstrom revelou que para as “conversas” das raptors ele usou os sons de jabutis acasalando, e ele confessou que gravar isso foi um tanto “constrangedor”.

No momento em que umas das Velociraptros bufa na janela da porta da cozinha, ele usou o som da respiração de um cavalo.

E quando que as Raptors caçam Muldoon, foram usados sons de gansos e outros pássaros. “Os pássaros fazem sons bem roucos, mas os gansos são famosos por serem os mais desagradáveis“, disse Rydstrom.

Enquanto para a bebê Velociraptor, utilizou-se chiados fofos e sons de filhotes de animais como coruja e raposa.

Outros dinossauros

Triceratops em cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal)
Triceratops em cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal)

Para criar o som do bando apressado de Galimimus, Gary Rydstrom gravou cavalos correndo. Ele também aproveitou para gravar os sons que uma égua faz quando está no cio para criar os sons desses dinossauros, principalmente a que é comida pela T-Rex.

Para a Braquiossauro, Rydstrom usou sons de burros. “Há essa mudança de tom nos vocais de burro, e se você os desacelera, você tem quase um zumbido, qualidade de canção“, explicou.

Já para a respiração da Triceratops doente, Rydstrom contou: “Eu usei um longo tubo de papelão com uma mola nele, um dispositivo de reverberação que faz os sons parecerem esticados, mais profundos e estranhos“.

Já para a Dilofossauro, Rydstrom usou sons de cascavéis quando ele abre o colar em volta do pescoço, para outras vocalizações usou sons de de cisnes, leões e jacarés.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›