Diretor aborda Clube da Luta se tornar popular entre extrema direita e incels

David Fincher afirmou que não é responsável pela forma com pessoas interpretam o filme

Segundo relatos da mídia internacional, Clube da Luta se tornou um dos filmes favoritos entre incels e grupos de extrema direita por retratar homens brancos desprovidos de direitos unidos contra a sociedade capitalista.

De acordo com a Variety, o diretor David Fincher assegurou que ele não é responsável pela popularidade do filme entre esses dois grupos e que também não é responsável pela forma como o público interpreta a história.

Não sou responsável pela forma como as pessoas interpretam as coisas… A linguagem evolui. Os símbolos evoluem. É uma das muitas pedras de toque em sua lexicografia. Não fizemos isso para eles, mas as pessoas verão o que verão em uma pintura de Norman Rockwell ou no Guernica [de Picasso].”

É impossível para mim imaginar que as pessoas não entendam que Tyler Durden é uma influência negativa. Pessoas que não conseguem entender isso, não sei como responder e não sei como ajudá-las“, acrescentou Fincher.

O que é Clube da Luta?

Edward Norton e Brad Pitt em cena de Clube da Luta (Reprodução)
Edward Norton e Brad Pitt em cena de Clube da Luta (Reprodução)

O filme conta a história de um trabalhador de escritório de baixa renda (Edward Norton) que faz amizade com um vendedor de sabonetes (Brad Pitt). Os dois formam um grupo de luta masculino.

Tyler Durden (Pitt) planeja então um ataque às empresas de crédito ao consumidor enquanto o clube da luta se transforma em um grupo terrorista doméstico improvisado.

O filme foi um fracasso de bilheteria quando chegou nos cinemas em 1999, mas emergiu como um clássico cult nos anos depois.

Censura

Cena de Clube da Luta (Reprodução)

No final do filme, o personagem de Edward Norton mata seu alter-ego, Tyler Durden, antes de presenciar a cidade pegar fogo, o que aparentemente confirma que seu plano de destruir a civilização funcionou.

A China censurou o final do longa metragem, onde substituíram a sequência final com uma mensagem que diz que as autoridades pararam o plano anárquico.

Além disso alguns serviços de streaming mostraram interesse em colocar a versão censurada em seus catálogos.

David Fincher comentou em uma entrevista para o Empire sobre como reagiu à censura de seu filme:

Se você não gosta dessa história, por que licenciaria esse filme? Não faz sentido para mim quando as pessoas dizerem: ‘Acho que seria bom para o nosso serviço se tivéssemos o seu título… só queremos que seja um filme diferente’. A porra do filme tem 20 anos. Não é como se tivesse a reputação de ser super fofinho“.

Clube da Luta está disponível na Netflix, HBO Max, Star+ e Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›