Cenários de Duna, de Denis Villeneuve, foram recriados em tecidos pintados

O filme Duna, de Denis Villeneuve, precisou de uma baita produção e, para ajudar a atuação dos atores foi evitado o uso de telas verdes e azuis no set, que tecnicamente favorece a criar ambientes estrangeiros, muito utilizados no longa.

O uso desta tecnologia permite que os atores contracenem neste fundo de cenário sólido verde ou azul, que posteriormente é removido e substituído pela equipe de efeitos visuais que monta um cenário real gerados pelo computador. Duna possui uma grande variedade de locais que não podem ser recriados com essa técnica.

Como o filme é baseado no romance homônimo de Frank Herbert, o diretor pensou em vários cenários únicos, como por exemplo, o planeta onde maior parte da ação ocorre, Arrakis, é feito inteiramente de areia. Entanto, as cenas feitas no deserto, precisaram ser criada com efeitos especiais, assim como o palácio do líder em Arrakis, descrito por Frank no livro como o maior palácio já feito por humanos.

Fundos foram recriados com tecidos pintados

Por isso Denis optou em não apenas confiar na técnica de fundo verde ou azul. O designer de produção de Duna, Patrice Vermette, contou em entrevista que sua ideia era utilizar tecidos pintados para alguns fundos definidos, ao invés de uma tela genérica, criando uma atmosfera semelhante a uma peça de teatro.

Com o cenário trabalhado em pedaços de pano pintados ajudaria a incluir os atores no ambiente e permite ao mesmo tempo que os efeitos visuais pudessem ter uma iluminação mais favorável nas cenas. Vermette explica que os tecidos pintados daria mais qualidade do que outra técnica.

Duna
Duna (Divulgação / Warner)

“A abordagem sempre foi que mais não é melhor. Para o ator, para Denis e para as equipes, eles estão no espaço, em vez de usar a tela verde. Então nós, obviamente, tínhamos limitações em alguns dos cenários, não em todos, mas alguns dos conjuntos tínhamos limitação de espaço, porque alguns eles também eram apenas por motivos orçamentários. Então, tivemos que inventar alguns truques, como mover a parede que criaria outro espaço. E outro truque era construir tudo com mais de 24, e às vezes, 30 pés, tudo de tecido”, explicou.

Outra vantagem das telas pintadas é que os atores se sentiram mais inseridos no ambiente real da cena, ao invés de olhar em volta e ver um local comum. Tradicionalmente, quando as filmagens ocorrem em estúdio de som ou em outras locações, os atores se sentem limitados e ao criar um ambiente para Duna o diretor e o designer puderem proporcionar ao elenco um desenvolvimento de seus personagens, o que também foi um grande sucesso para o filme.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›