Diretor de Duna revela como projetou a cena de Gom Jabbar no início do filme

Em outubro o longa-metragem Duna, do diretor Denis Villeneuve, estreou nos cinemas com grandes expectativas do público e uma das cenas que trouxe mais tensão foi de Gom Jabbar.

Essa característica de acumular tensão em algumas cenas faz parte do estilo de Denis, na qual ele gosta de aplicar alguns “truques” para tornar o momento entre Paul Atreides e a Reverenda Madre um exercício intenso tanto para o público, como para o elenco.

A cena acontece logo no início do filme dando uma poderosa introdução a Bené Gesserit e á Reverenda Madre, que coloca Paul em uma espécie de teste psicológico. Ela coloca a agulha envenenada, conhecida como Gom Jabbar, ao lado de sua garganta.

A angústia da cena é quando Paul luta para manter a mão na caixa misteriosa e da recitação de Lady Jessica de fora da sala. Embora Lady pareça ter medo de Paul, mais tarde em Duna, ela acaba ficando com medo do bem-estar do filho.

A pergunta é: como o diretor conseguiu tornar a cena das Dunas tão estressante? Ele revelou este mistério em uma entrevista à Vanity Fair e como pediu o diretor de fotografia, Greig Fraser, para colocar mais escuridão na cena, como se realmente fosse um pesadelo.

“Há realmente uma má qualidade de pesadelo e escuridão no ambiente, fornecendo uma corrente de medo. Desta forma, a escuridão garante que o público, que já não tem certeza do que esse aparelho é ou faz exatamente, fique ainda menos claro dos detalhes, exceto a dor e pânico de Paul com a situação,” conta.

Cena de Duna (Reprodução)
Cena de Duna (Reprodução)

Denis Villeneuve aprendeu muito com sua experiência em Blade Runner 2049, na qual também trabalhou com cenas mais icônicas e contou que essa cena de Duna é uma de suas favoritas.

Segundo o diretor, Duna traz essa sensação de estresse e euforia enquanto representa a queda da Casa Atreides e da fuga de Paul e Lady Jessica pelo deserto de Arrakis, e a cena de Gom Jabbar é imprescindível para o que vem depois no filme, mantendo a capacidade de tensão e concentração do público.

Entenda o enredo de Duna

O filme é baseado em um famoso romance de Frank Herbert e será uma nova versão de Duna de 1984. Uma história de ficção científica que mostra Paul Atreides, vivido pelo ator Timothée Chalamete, um jovem de família aristocrata em um futuro distópico que se vê obrigado a fugir para o deserto. Ele conhece Chani (Zendaya) que o protege dos perigos de Arrakis.

 

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›