Cena de O Predador só foi incluída por causa de fetiche de executivo?

Insistência dos estúdios incluíram cena que o cineasta não queria

John McTiernan, diretor do primeiro filme da franquia de Predador, revelou que ele teve uma treta com os estúdios por conta de uma cena de ação da produção.

O filme traz Arnold Schwarzenegger e seu companheiros de pelotão sendo atacados por uma criatura desconhecida no meio da selva, contra os quais eles não estão preparados para derrota, não importa quantas armas tenham.

John participou de um episódo do The Empire Film Podcast e contou sobre a incomodação que sofreu para que o filme tivesse mais cenas de ação. “Tinha esse executivo em especial que ficava enchendo o meu saco. Ele ficava dizendo: ‘Você tem que ter mais cenas com armas disparando’, e aquilo me deixava p*to”, confessou.

Cena de O Predador (Reprodução / Fox)
Cena de O Predador (Reprodução / Fox)

O original de 1987 é um claro produto de sua época, trazendo todos os elementos clássicos de um filme da época, com homens musculosos disparando armas enormes. Segundo John, isso foi produto da encheção de saco deste cara, que tinha poder suficiente dentro dos estúdios para obrigar o diretor a fazer o que ele queria.

“No fim das contas eu entendi que ele estava fetichizando aquela imagem do cano da arma com fumaça saindo dela, era muito estranho e nojento, mas mesmo assim ele tinha o poder político de complicar as coisas para mim o tempo inteiro. Então eu disse para o estúdio: ‘Olha, tudo bem, vocês querem mais cenas com armas, eu vou dar para vocês. Eu vou dar tanto tiro que vocês podem g*zar e resolver essa coceirinha e parar com essa palhaçada. Tudo bem?’.”

Armas são inúteis na cena como resposta ao executivo

Arnol Schwarzenegger é Dutch e Bill Duke é Mac em O Predador (Reprodução)
Arnol Schwarzenegger é Dutch e Bill Duke é Mac em O Predador (Reprodução)

 

A cena em questão é uma em que, depois de se dar conta de que estão sendo perseguidos, os pelotão todo ficam mais de um minutos atirando sem enxergar um alvo. John confessou que ele gravou a cena de maneira que os tiros que o executivo queria estivessem lá, mas em seus termos:

“Eu criei a cena de uma maneira deliberada, e as primeiras palavras que saem da boca de alguém depois de cinco minutos atirando na selva foi um cara voltando e dizendo: ‘A gente não atingiu ninguém’. Então as armas não servem para nada. Eu acho que na época eu achei que aquilo era um bom meio-termo, eu me salvei moralmente mesmo colocando aquilo.”

“Os estúdios estavam e ainda hoje em dia estão produzindo ‘pornô de armas’, e isso sempre me incomodou”, admitiu o diretor.

Confira a cena do qual John está falando no clipe a seguir:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O Predador está disponível no Star+, assim como todos os demais filmes da franquia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›