A camuflagem de lama salvaria alguém do Predador, cientificamente falando?

Uma especialista dá sua opinião profissional sobre a dúvida, discutida há 35 anos.

Uma das cenas mais icônicas da franquia de Predador faz parte do filme, original de 1987, estrelado por Arnold Schwarzenegger.

No clímax do confronto entre o último sobrevivente de seu pelotão, Dutch, interpretado por Arnold, apela para a natureza e se cobre de lama em uma tentativa de enganar o sensor térmico do alienígena.

Pelo menos na ficção, a técnica funcionou. Mas será que isso funcionaria em um cenário real? De onde o personagem tirou essa ideia? A ciência explica.

Lama ajuda, mas não é milagre

O Predador (Reprodução)
O Predador (Reprodução)

Nina Nesseth, autora, cientista e diretora de segunda unidade em Hollywood, publicou um longo artigo discutindo o assunto. Na opinião dela, a ideia foi muito boa, o que ela imagina ter sido pensada para imitar porcos, que rolam na lama para esfriar a pele.

O grande porém, segundo ela, é que por mais que a lama ajudasse a baixar a temperatura, ainda assim uma análise mais atenta ou detalhada identificaria a leitura térmica facílmente, pois ela ainda não estaria igual ao resto do lugar em que estiver:

“O problema de usar lama como camuflagem para visão infravermelha é que tem muitos fatores que estão contra você. Primeiramente, se você está colocando lama com pouco ou muito, isso vai baixar sua temperatura, mas não ao ponto de equivaler à do ambiente.”

A longo prazo, no entanto, não dá para confiar somente nisso, disse Nina. Por mais que a camada de lama seja grossa, ela não é o suficiente para manter uma temperatura baixa, e mesmo a aplicação mais minuciosa não seria páreo para a supervisão de um Predador.

“Se cobrir de lama funcionou para Dutch, e poderia funcionar para você por um tempinho se você precisar se esconder de um Predador”, afirmou.

Respiração entregaria de qualquer maneira, diz especialista

Dutch, por ser militar, provavelmente tinha condicionamento físico o suficiente para se manter sem respirar enquanto se escondia do Predador, algo que pessoas normais não são capazes tão facilmente.

De acordo com Nina, “o ar quente que exala de suas narinas ou de sua boca aparecem super claramente no infravermelho”. Além disso, algumas partes do corpo são mais quentes e não seriam fáceis de esconder a temperatura sem equipamentos próprios.

Arnold Schwarzenegger é Dutch em O Predador (Reprodução)
Arnold Schwarzenegger é Dutch em O Predador (Reprodução)

Para a sorte da humanidade, caso não esteja na selva, a solução pode ser muito mais simples, como um vidro escuro: vidro é um ótimo insulador de infravermelho, de acordo com a cientista.

Talvez seja hora de aplicar umas películas nas janelas de casa, só para garantir?

O Predador: A Caçada já está disponível no Star+, assim como todos os demais filmes da franquia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›