Brightburn: Filho das Trevas | O motivo real que criou o ‘Superman do Mal’

Havia como o protagonista escapar de seu destino?

Uma espécie de versão de terror de Superman, muitos espectadores que assistiram Brightburn: Filho das Trevas podem ter se perguntado: o que fez esse menino diferente de Clark Kent?

O filme conta a história de Brandon (Jackson A. Dunn), que assim como o Homem de Aço chega na terra a bordo de uma nave e é criado por um casal amoroso que possui uma fazenda.

A grande diferença é que Brandon canaliza todo seu poder para carnificina e para dominar os seres humanos à sua volta.

Jackson A. Dunn como Brandon em Brightburn: Filho das Trevas (Reprodução)
Jackson A. Dunn como Brandon em Brightburn: Filho das Trevas (Reprodução)

A ideia de um Superman do Mal é algo horripilante, e levanta uma questão interessante sobre a discussão entre natureza e criação: será que a diferença entre um super-herói e um vilão reside apenas na maneira como o seu entorno reage a ele?

Apesar de muito do que aconteceu na infância e pré-adolescência de Brandon tenha certamente influenciado muito antes de ele descobrir seus poderes, há um elemento da trama do filme que pode ter sido decisivo para o resultado do filme.

Por que Brandon se tornou um supervilão em Brightburn?

Mesmo nas cenas que prenunciam a descoberta de Brandon, já dá para notar que o garoto causa preocupação nos pais por não ser um ser humano normal como eles esperavam.

Por ser diferente, ele é vítima de bullying, e isso desenvolve um trauma e o sentimento de que ele não é igual aos outros e que aquele não é seu lugar.

A maldade como o mundo o trata, com exceção dos pais, já foi um estopim para que o ódio pela raça humana nascesse em Brandon, mesmo antes de descobrir que ele não era.

Cena de Brightburn: Filho das Trevas (Reprodução)
Cena de Brightburn: Filho das Trevas (Reprodução)

O que parece ter tido um efeito maior do que apenas uma mensagem foi quando ele encontrou a nave na qual ele chegou no planeta.

Ao entrar em contato com ela, ele recebe a mensagem para ‘dominar o mundo’ e, por mais que ele já tivesse uma inclinação sombria, a exposição ao objeto parece ter reconfigurado completamente o comportamento do menino, que agora tem o poder necessário para se vingar do mundo que o fez se sentir um intruso.

O ponto principal da escolha de Brandon, além do entretenimento de um filme de terror, é claro, é uma visão niilista da humanidade como um todo.

Aos olhos de Brandon, sua experiência provou que o mundo não é o lugar que deveria ser e que as pessoas são maldosas e egoístas. Pelo menos agora ele tem o poder para acabar com isso para sempre.

Brightburn: Filho das Trevas está disponível na Netflix e também aluguel e compra em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›