Por que Todo Mundo em Pânico foi tão popular nos anos 2000?

Franquia foi um sucesso entre os fãs de terror durante a década toda

Nos anos 2000, os irmãos Wayans encontraram um nicho que eles conquistaram e reinaram por mais de uma década: as paródias de terror.

A franquia Todo Mundo em Pânico surgiu em 2000 e teve quatro continuações, a última tendo sido lançada em 2013. Com ela, os irmãos Keenen, Marlon e Shawn Wayans tiraram sarro de todos os clichês e lugares comuns repetidos à exaustão em subgêneros como slashes, casas assombradas e espíritos demoníacos.

O original era diretamente um mashup entre os filmes de Pânico (1996) e Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, e apresentou a protagonista Cindy Campbell (Anna Farris), que era obviamente uma referência a Sidney, personagem de Neve Campbell na franquia de Wes Craven. Cindy seria a protagonista de todas as continuações, mesmo deixando Pânico para trás.

Anna Farris como Cindy Campbell em Todo Mundo em Pânico (Reprodução)
Anna Farris como Cindy Campbell em Todo Mundo em Pânico (Reprodução)

 

Nos filmes seguintes, os Wayans zoariam com O Exorcista, A Casa Amaldiçoada, Poltergeist, O Chamado, O Grito, Jogos Mortais e Atividade Paranormal, e mudaram para sempre a maneira como comédias explorariam o terror em suas produções.

O que tornou Todo Mundo em Pânico tão famoso?

Pôster de Todo Mundo em Pânico 4 (Reprodução)

O subgênero de paródias de terror nunca foi o mais aclamado pela crítica, mas sempre foi um grande sucesso tanto entre fãs de comédia quanto dos gêneros dos quais estavam tirando sarro.

Com um marketing voltado para adolescentes e jovens adultos, os filmes se tornaram populares por conta de sua destreza em mostrar o quão previsíveis os filmes se tornaram, seja de qual franquia ou subgênero que seja.

Em uma década que foi considerada um dos pontos mais baixos do terror dos últimos tempos, Todo Mundo em Pânico assumiu a tarefa de apontar tudo que precisava mudar em seus filmes e recebeu a aprovação disso em forma de sucesso entre os espectadores.

Marlon Wayans como Shorty em Todo Mundo em Pânico (Reprodução)
Marlon Wayans como Shorty em Todo Mundo em Pânico (Reprodução)

Na virada dos anos 2010, o público começou a notar que, assim como os filmes que zoavam a própria franquia de Todo Mundo em Pânico havia se tornado previsível e com continuações que empobreciam a cada novo lançamento.

Mesmo tendo expirado seu prazo de validade, os filmes da franquia dos Wayans ainda pode ser apreciada pelo que era seu objetivo: mostrar que uma crítica inteligente e bem-humorada pode sim, entreter e ajudar a indústria a se reinventar.

Os filmes de Todo Mundo em Pânico estão disponíveis digitalmente através de compra ou aluguel em diversas plataformas como Prime Video, Apple TV e YouTube.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›