Batman: Capas mais icônicas dos gibis do Homem Morcego

Batman Day (Reprodução)

O Batman é um grande ícone da DC Comics e produziu algumas das melhores e mais inesquecíveis capas dos quadrinhos ao longo de seus oitenta anos de história.

Algumas delas são relativamente sombrias e temperamentais e, às vezes dinâmicas e coloridas. No entanto, são sempre representações perfeitas da essência do Homem Morcego, consolidando seu lugar como algumas das obras de arte mais duradouras dos quadrinhos.

Veja agora quais são algumas das melhores de todos os tempos.

Batman: The Long Halloween TPB (1999)

Batman The Long Halloween Comics (Reprodução)
Batman The Long Halloween Comics (Reprodução)

A história icônica de Jeph Loeb reafirmou o lugar de Batman como o maior detetive do mundo e forneceu uma origem convincente para um dos inimigos mais duradouros do Morcego, o Duas Caras.

Para a capa, o icônico artista de quadrinhos Tim Sale mostra o elemento obscuro da trama, combinando-a perfeitamente com os temas da história.

Batman está acima de tudo, uma figura sombria que está ligada à noite. Abaixo dele, os protagonistas do enredo se reúnem entre um grupo de páginas de calendário rasgadas, criando uma colagem de caos que parece adequada e até apropriada no mundo do Batman.

Batman: The Killing Joke (1988)

Batman Killing Joke Comics (Reprodução)
Batman Killing Joke Comics (Reprodução)

Amplamente considerada a história de origem definitiva para o Príncipe Palhaço do Crime, The Killing Joke fornece uma pergunta para uma da questões mais persistentes da DC: Quem é o Coringa?

A ilustração de Brian Bolland mostra vilão exibindo seu sorriso brilhante e característico, e segurando uma câmera. Ele pede a alguém, talvez o leitor, para sorrir para sua foto enquanto sua maldade transborda nas páginas, retratando a loucura do Coringa.

Batman # 497 (1993)

Batman Comics (Reprodução)
Batman Comics (Reprodução)

Poucos vilões se comparam a Bane, o vilão que conseguiu vencer o Homem Morcego. Na verdade, Bane é indiscutivelmente o único vilão a derrotar Batman, ao despedaçar não só seu corpo, mas também sua alma.

Durante uma das histórias mais notórias do Cavaleiro das Trevas, Knightfall, Bane solta todos os presos de Arkham, forçando Batman a se exaurir tentando pegá-los.

Na capa, Bane está de pé com toda a sua força onipotente, segurando Batman como se ele fosse um boneco de pano, enquanto seu joelho quebrando suas costas como se fosse um graveto.

A imagem é chocante, até mesmo impensável, já que Batman raramente, ou nunca, foi retratado como tão vulnerável em uma capa. Por isso, ficou para a história.

Batman: The Dark Knight Returns # 1 (1986)

Batman The Dark Knight Returns Comics (Reprodução)
Batman The Dark Knight Returns Comics (Reprodução)

Aos olhos de muitos, The Dark Knight Returns é o maior enredo do Batman de todos os tempos.

Para isso, a capa também precisava acompanhar a trama, por isso, é uma obra prima minimalista.

Apresentando apenas a silhueta do Batman contra o céu noturno iluminado por um raio, a capa causa uma impressão duradoura sem exageros. Simples, elegante e marcante, expressa tudo que o Batman é de verdade.

Veja mais ›