Barbie e Oppenheimer chegaram ao mesmo tempo nos cinemas, e gerou o movimento Barbenheimer, com pessoas interessadas em assistir um dos dois filmes ou ambos ao mesmo tempo.
De acordo o IndieWire, a Warner Bros. Film Group emitiu um pedido de desculpas público por causa da resposta a um meme sobre Barbenheimer se tornou viral e teve uma reação negativa no Japão.
No meme em questão, a Barbie de Margot Robbie está nos ombros de J. Robert Oppenheimer de Cillian Murphy e ao fundo pode ser visto a explosão de um bomba atômica. A página do Twitter de Barbie dos Estados Unidos respondeu com a frase: “Vai ser um verão inesquecível”.
No pedido de desculpas, a WB do Japão declara: “A Warner Brothers lamenta seu recente envolvimento insensível nas mídias sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas”.
“Consideramos extremamente lamentável que a conta oficial da sede norte-americana do filme Barbie tenha reagido às postagens nas redes sociais dos fãs de ‘Barbenheimer’. Levamos esta situação muito a sério. Estamos pedindo à sede dos EUA que tome as medidas apropriadas. Pedimos desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por esta série de reações imprudentes”.
A hashtag #NoBarbenheimer está em alta no Japão, com pessoas sugerindo que confundir os dois filmes é ofensivo por si só.
Contexto histórico
Ainda segundo o site internacional, algumas pessoas explicaram o contextos histórico da nuvem em forma de cogumelo retratada no meme, que faz referência as bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.
Um tweet diz: “Às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945 (Showa 20), uma bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima pela primeira vez na história da humanidade. A natureza particular dos danos causados pelas bombas atômicas é que a destruição em massa e o assassinato em massa ocorreram instantânea e indiscriminadamente”.
Tanto Barbie quanto Oppenheimer foram lançados nos Estados Unidos em 21 de julho. No entanto, o filme de Christopher Nolan ainda não foi lançado no Japão e nem há um data de lançamento planejada.
Christopher Nolan explicou que o motivo de não mostrar os bombardeio de Hiroshima e Nagasaki em seu filme e por se um história sob o ponto de vista do físico vivido por Cillian Murphy.
“Sabemos muito mais do que ele sabia na época. Ele aprendeu sobre os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki no rádio, assim como no resto do mundo… É para parecer que está longe o suficiente para não afetar você”, disse o diretor.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.