Ativista que inspirou Hotel Ruanda é condenado por terrorismo

O ativista que inspirou o filme Hotel Ruanda, Paul Rusesabagina, foi preso por associação ao terrorismo no início deste mês. Agora o “herói” que salvou milhares de tutsi do genocídio no país da África Oriental foi condenado a vinte e cinco anos de prisão por financiamento de um grupo terrorista.

Em Hotel Ruanda Rusesabagina é retratado por Don Cheadle, que foi indicado ao Oscar por sua interpretação do ativista em 2005. O filme retrata uma parte da história do genocídio tutsti perpetrado pela etnia hutu, que representava a elite local na época.

Por meio das suas conexões entre os ricos da etnia hutu, Rusesabagina é mostrado no filme salvando milhares de tutsi da morte.

Agora por conta da ligação a um movimento chamado Frente de Libertação Nacional (FLN), organização militar do Movimento pela Mudança Democrática de Ruanda (MRCD), Rusesabagina foi capturado e preso. No entanto, o ativista nega qualquer ligação com o MRCD, admitindo que fez parte da formação do FLN.

“Meu trabalho dizia respeito à plataforma política, e minha função era diplomática”, declarou Rusesabagina em 2020.

Os apoiadores de Rusesabagina condenam a sua prisão afirmando que ele foi preso apenas por se opor ao governo de Paul Kagame. Já as autoridades locais de Ruanda afirmam que sua captura é justa e se referem a ele como terrorista.

“Ele fundou uma organização terrorista que atacou Ruanda e contribuiu financeiramente para atividades terroristas”, disse a juíza Beatrice Mukamurenzi ao fim do julgamento do ativista.

Paul Rusesabagina falando à ONU (Reprodução)

O ativista vivia em exílio nos Estados Unidos desde 1996 como uma forma de fugir da perseguição da maioria étnica que governa Ruanda. Ele foi capturado e preso em agosto de 2020 após ser enganado e embarcar em um vôo para o Burundi, mas que pousou em Kigali, capital de Ruanda.

“O entendimento sempre foi de que essas acusações contra Paul estão ligadas às suas críticas ao regime que está no poder em Ruanda”, disse a representante de Rusesabagina, Kate Gibson, à ABC News durante uma entrevista remota em Genebra.

Sobre o Filme

O diretor de Hotel Ruanda, Terry George revelou que fez o filme como ‘uma mensagem para a Paz’. Ele tinha a intenção de trazer luz à situação que o país africano viveu entre abril e julho de 1994.

Além de Don Cheadle o filme também contava no elenco com Sophie Okonedo,
Joaquin Phoenix, Antonio David Lyons, entre muitos outros. Hotel Ruanda teve roteiro de George em parceria com Keir Pearson.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›