Astros de Hollywood doam objetos para leilão em prol da Ucrânia e arrecadam 250 mil euros

Dinheiro se dividiu entre projeto filantrópico do governo do país e fundação que reconstruirá hospital

Tom Hanks e outros membros da indústria do cinema de Hollywood doaram pertences valiosos pessoais para leilão em benefício da Ucrânia.

De acordo com o site The Page Ucrânia, o evento de caridade foi organizado por Michel Hazanavicius, diretor francês vencedor de Oscar. Para abrir as doações, o cineasta contribuiu com 125 mil euros (cerca de pouco mais de R$ 695 mil).

Os fundos serão revertidos pela Fundação Olena Zelenska em obras de reconstrução do Hospital Central de Izium, que teve parte do prédio destruída e saqueada pelo exército russo durante invasão ao país.

Representantes de todas as áreas da indústria cinematográfica do mundo inteiro compareceram ao evento. Além disso, alguns deles contribuíram com itens para irem a leilão. Entre eles, estavam:

  • Tom Hanks, que doou uma máquina de escrever antiga de sua coleção
  • Catherine Deneuve, que contribuiu com uma penteadeira de uso pessoal
  • Alain Delon, que entregou uma foto gravada em madeira do clássico filme A Piscina, de 1969
  • Natalie Portman, que entregou uma porção de pôsteres raros, autografados por ela
  • o músico Thomas Bangalter, do Daft Punk, que ofereceu um de seus icônicos capacetes de robô
Natalie Portman
Natalie Portman como Jane Foster em Thor (Reprodução)

Diretor agradeceu o apoio dos colegas de Hollywood à Ucrânia

Em discurso emocionado, Michel expressou sua esperança em construir um mundo melhor. Tenha como sua base a solidariedade, humanidade ou qualquer outra emoção altruísta, que o mundo cultive esses valores para que guerras como a que a Ucrânia enfrenta não aconteçam nunca mais:

“Resistência, heroísmo, humanidade, bravura, solidariedade, são esses os tipos de histórias que eu acho que as pessoas precisam aqui. Esses são os valores que permitem com que nosso país ganhe  contra a grande e poderosa Rússia. Nós precisamos ter esses valores, precisamos que eles continuem a existir, e ver que eles ainda valem algo nesse mundo.”

Além dos 125 mil que o cineasta doou, arrecadou-se mais 125 mil euros com os objetos que venderam no leilão. O diretor repassou a segunda metade do dinheiro para a Iniciativa UNITED24, que o governo ucraniano criou para cobrir as necessidades básicas do povo afetado.

Iniciativa UNITED24 (Reprodução)
Iniciativa UNITED24 (Reprodução)

Olena Zelenska apresentou sua fundação durante o evento e compartilhou com todos os participantes a missão e os planos dela, cuja reconstrução do hospital é apenas o início:

“Não importa o quanto fizermos para salvar os ucranianos, a guerra ainda está acontecendo. Por consequência, estamos enfrentando novos desafios todos os dias. Este foi um presente valioso a todos aqueles cujas vidas dependem deste hospital.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›