Army of the Dead explica cena de Batman vs. Superman

Army of the Dead apresenta uma clássica colaboração de Zack Snyder, que prova que o infame momento “Martha” do diretor em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça de 2016 faz muito mais sentido do que as correções propostas por seus críticos. O longa marca o retorno do cineasta ao gênero zumbi após sua estreia de terror e ação em Despertar dos Mortos.

O lançamento da Netflix rendeu a Snyder algumas de suas melhores críticas, mas o diretor ainda encontrou tempo para justificar (na realidade zombar) do momento mais polêmico em Batman vs Superman.

A referência ao filme estrelado por Henry Cavill e Ben Affleck está no momento quando Lily (Nora Arnzeder) atira na perna do abusivo Burt Cummings. O mercenário, então,  implora por sua vida mancando “por favor, eu tenho uma mãe”. Neste momento a francesa oferece a refutação improvisada: “todo mundo tem mãe”.

O que soa como uma piada qualquer, também pode ser lido como uma tentativa de Snyder abordar um momento infame de Batman vs. Superman, que recebeu quase tantas críticas quanto o Coringa de Jared Letto do Esquadrão Suicida.

Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução / Warner Bros.)
Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução /DC)

Mais tarde no filme, a batalha chega a um fim abrupto quando Batman para de tentar matar Superman depois que Clark Kent implora para que ele “salvar Martha”. Na época muitos espectadores sentiram que o momento foi uma coincidência lamentável e sentimental, mas Army of the Dead pode provar que a cena não teria funcionado de outra maneira.

Muitas das críticas levantadas contra o momento Martha seriam no sentido de que a cena teria feito mais sentido se o Superman dissesse algo como “salve minha mãe” em vez de “salve Martha”. No entanto, o fato de que Batman existe devido ao desejo de Bruce de metaforicamente “salvar Martha”, que também é o nome da sua mãe.

É sabido que o desejo do Batman em vestir o uniforme do vigilante noturno é provocado por traumas de infância. Portanto, Superman dizendo o nome dela seria um gatilho para Bruce de uma forma que, como Army of the Dead aponta, simplesmente mencionar sua mãe não seria.

Ao ouvir o nome de sua mãe  Bruce percebe o quão longe ele está, a ponto de outra “Martha” correr o risco de morrer por causa de suas ações. “Eu vou te fazer uma promessa, Martha não vai morrer esta noite” é o ponto culminante deste arco, com Batman voltando a ser um herói.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›